A interlocução da qualificação profissional e dos mecanismos de transferência de informação para a gestão dos repositórios digitais em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78596.1-22

Palavras-chave:

Dispositivos e mecanismos de transferência das informações em saúde, Registros eletrônicos e repositórios em saúde, Tipologias documentais, Organismos produtores de serviços de atenção à saúde, Departamento de informática do Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: os mecanismos de transferência das informações orgânicas dos Organismos Produtores de Serviços de Atenção à Saúde (OPSAS) possibilitam o fluxo dos registros eletrônicos aos repositórios institucionais no Brasil. Objetivos: conhecer os mecanismos de transferência das informações entre os OPSAS e os repositórios do Portal do DATASUS; identificar a qualificação dos profissionais que atuam no tratamento e na organização para o acesso às informações orgânicas em saúde disponibilizadas no Portal do DATASUS. Metodologia: a pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa; em relação aos objetivos é exploratória e descritiva; bibliográfica, documental e de campo; entrevistas realizadas com os gestores de TI e Arquivos dos OPSAS da amostra e do DATASUS; técnicas de análise utilizadas são a Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo. Resultados: o acesso às informações em saúde é dependente de dispositivos e tecnologias para o fluxo dos registros eletrônicos em saúde (RES) entre os OPSAS e os repositórios do Portal do DATASUS; os mecanismos de transferência das informações ainda são poucos utilizados ou desconhecidos para o desempenho dos processos laborais e decisórios, bem como para a geração e difusão de conhecimentos em saúde; os resultados apontam a ausência de qualificação em gestão arquivística de documentos (GAD) para os profissionais que gerenciam os RES. Conclusão: recomenda-se aos profissionais e gestores dos OPSAS e do DATASUS, a adoção de protocolos, procedimentos e processos de GAD, em consonância aos da TI, com a finalidade de garantir o acesso aos RES.

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Biografia do Autor

José Roseno Ferreira de Matos Júnior, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduando do Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem formação no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA, com área de concentração em Estudos Jurídicos. De 2018 a 2021, foi bolsista de Iniciação Cientifica no Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC), do Instituto de Ciência da Informação (ICI-UFBA).

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Católica do Salvador (2006), em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela Universidade Federal da Bahia (2008). Arquivista da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais (CRIDI, UFBA, CNPq, 2005), do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC, UFBA, CNPq, 1995) e do Grupo Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa (Ged/A, CNPq, UFF).

Rodrigo França Meirelles, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ciência da Informação, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professor do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA), Membro do Grupo Gestor do Repositório Institucional da UFBA e do Comitê de Segurança de Informação e Comunicações da UFBA. Tem experiência em Tecnologia da Informação, com enfoque em projetos, ensino e implementação de Sistema de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: periódicos eletrônicos, bibliotecas digitais, repositórios digitais, gerenciadores de conteúdo e de outros mecanismos e padrões de indexação, disseminação e recuperação da informação.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Associado do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA e do Doutorado Multi-institucional e Multidiciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Faculdade de Educação da UFBA. Pesquisa os seguintes temas: arquivística, gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão cultural, gestão hospitalar, sistemas de informação, ensino e aprendizagem e comunicação organizacional, ciência da informação, saúde coletiva, redes sociais, inovação tecnológica, economia da inovação, sistemas de representação do conhecimento e políticas de informação. É professor convidado do NCPA/NPGA da Escola de Administração da UFBA no Curso de Gestão dos Serviços de Saúde. É especialista em Auditoria Interna (UCSAL/UNEB/1994), Administração Hospitalar (CEDAS/2001) e Gestão da Inovação Tecnológica em Arranjos Produtivos Locais (APLs) (Escola de Administração/UFBA) . Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC) registrado no CNPq. Coordenador do Grupo Temático Informação em Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e foi membro da Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde (CSAIS) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).Colaborador da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH-BA). Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquivologia/UFBA. Membro do Conselho Acadêmico e Ensino (CAE) da UFBA e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFBA. Atualmente coordena o projeto Gestão e preservação de documentos digitais: bases para a aprendizagem e inovação organizacional em hospitais do Brasil e da Espanha- Fase 1 - EDITAL PROPCI/UFBA 01/2020 . Coordenou a pesquisa sobre "Informação, Documentos, Arquivos e Repositórios em Saúde: Mecanismos de Difusão de Conhecimento para as Inovações Gerenciais nos Sistemas de Saúde", projeto financiado pelo Programa de Apoio a Jovens Professores Doutores (PROPESQ); Chamada Universal MCTI/CNPq n.º 01/2016 ; e, PIBIC 2016-2017, 2017-2018; 2018-2019; 2019-2020. Este projeto é um desdobramento de uma pesquisa sobre Mecanismos de Difusão de Conhecimentos Gerenciais entre os Sistemas e Redes de Atenção à Saúde: Gestão de Documentos Bases para a Aprendizagem e a Inovação Organizacional em Hospitais, financiada pelos seguintes programas: Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde ? PPSUS ? BA ? FAPESB/SESAB/CNPq; PROPCI-PROEXT-PROPG/UFBA 01/2013 PROUFBA ? Programa Pense, Pesquise e Inove a UFBA; PIBIC 2015-2016.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

MATOS JÚNIOR, José Roseno Ferreira de; AMARAL, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do; MEIRELLES, Rodrigo França; CUNHA, Francisco José Aragão Pedroza. A interlocução da qualificação profissional e dos mecanismos de transferência de informação para a gestão dos repositórios digitais em saúde. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–22, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78596.1-22. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78596. Acesso em: 5 nov. 2024.

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