Estudo das práticas informacionais por meio do método documentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88931.292-306

Palavras-chave:

Estudos de Usuários; Práticas Informacionais; Sociologia Praxiológica do Conhecimento; Método Documentário.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação teórica sobre a aplicabilidade dos princípios da Sociologia Praxiológica do Conhecimento, por meio do Método Documentário, como instrumento para estudo das práticas informacionais em grupos sociais. Tal investigação se justifica como contribuição à busca por formas de estudar os mecanismos sociais e interativos na informação sob a perspectiva do paradigma social na Ciência da Informação. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, baseada em revisão não sistemática de literatura científica sobre métodos de pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. A discussão conduzida indica os pontos de contato entre a Sociologia Praxiológica do Conhecimento e as perspectivas de estudo das práticas informacionais, especialmente com relação à construção coletiva de significados, concluindo pela aplicabilidade do Método Documentário nesse estudo.  Espera-se assim contribuir para a enriquecer as bases teóricas e metodológicas para a compreensão do fenômeno informacional em suas várias dimensões.

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Biografia do Autor

Anderson Itaborahy, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília, Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília,  MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV, Especialista Engenharia do Software pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Especialista em Análise de Sistemas pela UFMG e graduado em Engenharia Eletricista pela UFJF.

Membro dos grupos de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação e Inteligência Organizacional e Competitiva, ambos na UnB.

Ivette Kafure, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal (DF), Brasil. Mestre em Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Brasil. Especializada em Práticas Audiovisuais, Universidade del Valle, Cali, Colômbia. Especializada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas na Universidade da Paz (Unipaz) em colaboração com a Universidade Paulista (Unip), DF, Brasil. Graduada em Engenharia de Sistemas, Universidade Autônoma de Manizales, Manizales, Colômbia. Atualmente é professora na Universidade de Brasília (UnB) na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Brasília, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação - FHICI (FCI/UnB). Temas nos que atua e/ou pesquisa principalmente: aspectos sociais e fatores humanos na interação de-e-entre seres humanos, práticas informacionais, desenho universal, cooperação, inclusão, mediação e comunicação da informação.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

ITABORAHY, Anderson; KAFURE, Ivette. Estudo das práticas informacionais por meio do método documentário. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 292–306, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.88931.292-306. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/88931. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB