Colaboração e coautoria no GT-3 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB)
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89239.222-236Palavras-chave:
colaboração científica; coautoria; Cientometria; ENANCIB.Resumo
Apresenta estudo sobre as características do GT3 do ENANCIB relacionadas à comunicação e colaboração científica. Parte da seguinte pergunta de pesquisa: como se deu a evolução da comunidade de pesquisadores do GT3 a partir da colaboração científica? Desse modo, o objetivo deste artigo é determinar a evolução dos aspectos de colaboração no GT3 a partir de índices anuais de coautoria e identificar os autores com maior participação em coautoria e autoria única no GT3. A pesquisa se caracteriza como exploratória de abordagem quantitativa e valeu-se de análise cientométrica para compreender as relações de coautoria observadas ao longo da existência do GT3 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada como fonte de dados uma base de dados referencial da Universidade de Brasília, que contém referências bibliográficas das produções do GT3 de 2005 a 2019. Todos esses dados foram submetidos à aplicação da estatística descritiva para observar como se dá a colaboração científica entre os autores. Concluiu-se que, entre os anos pesquisados, os índices de autoria múltipla aumentaram, enquanto os índices de autoria única diminuíram, sendo que alguns autores têm uma tendência a publicarem mais em autoria múltipla ou única.
Downloads
Referências
FIALHO, J. F.; NUNES, M. S. C.; CARVALHO, T. A mediação da informação nos grupos de pesquisa e no GT3 dos ENANCIB: espaços de comunicação científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 252-276, maio/ago. 2017.
GOMES. H. F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesq. bras. ci. inf., Brasília, v. 3, n. 1, p. 85-99, jan./dez. 2010.
GRÁCIO, M. C. C. Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v. 12, n. 2, p. 24-32, 2018.
KATZ, J. S.; MARTIN, B. R. O que é colaboração em pesquisa? PolicyResearch, v. 26, p. 1 – 18, 1997.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília/DF: Briquet de Lemos, 1999.
SANTOS NETO, J. A. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. 460f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – UNESP, Marília, 2019.
SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Indicadores métricos da mediação da informação: uma análise a partir da Lei de Price. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] ANCIB: Londrina, 2018.
UDDIN, S.; HOSSAIN, L.; RASMUSSEN, K. Efeitos de rede em colaborações científicas. PLoSOne, v. 8, n. 2, e57546, 2013. doi: 10.1371 / journal.pone.0057546
VANZ, S.A. S.; STUMP, I. R. C. Colaboração científica: revisão teórico conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 42-55, maio/ago. 2010.
VILAN FILHO, J. L. Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
VILAN FILHO, J. L. Produção e colaboração científica nas áreas de informação: comparando artigos de periódicos brasileiros com trabalhos de ENANCIB (1994-2013)53. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: ANCIB, 2014. p. 329-342.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.