Estudos de usuários e a formação do conhecimento na perspectiva das práticas informacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90682.277-291

Palavras-chave:

Estudos de usuarios, Formação do conhecimento, Práticas Informacionais

Resumo

Introdução: O trabalho apresenta uma perspectiva dos estudos de usuários para compreender a formação do conhecimento, a partir da relação imbricada dos sujeitos com a informação, identificada por práticas informacionais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a genealogia da formação do conhecimento fundamentada na teoria social, na valorização da historicidade dos sujeitos e na conformação de suas ações. Resultados: as práticas informacionais abarcam elementos do cotidiano, ligadas a forma como os sujeitos se relacionam com a informação. Quanto à formação do conhecimento, destaca-se uma ação recíproca e inseparável do sujeito informacional e os valores sociais, cujas explicações podem ser sustentadas por teorias antropológicas e sobretudo sociológicas, relacionadas pela forma como são conformados os próprios sujeitos, a informação e os valores sociais. Conclusão: o sujeito informacional é agente na formação do conhecimento. Ao se relacionar com os valores sociais e culturais no âmbito da informação, ressalta-se o aspecto praxiológico da interação contínua e permanente de ser e estar no mundo, conformando o conhecimento do sujeito sobre a realidade em que está envolvido.

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Biografia do Autor

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente permanente da pós-graduação (PPGCI-UEL) nas disciplinas de Docência em Ciência da Informação e Práticas informacionais (Edital 14/2021). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Tem formação em: Pós-doutorado em Ciência da Informação PNPD/CAPES no PPGCI/UEL (2019 - 2022) e mestra pela mesma instituição. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de concentração Produção, Organização e Utilização da Informação (2014-2018). Graduada em Biblioteconomia e Pedagogia com estudos voltados a inclusão, comportamento informacional, práticas informacionais e regime de informação. Foi bolsista -CAPES e participou do programa PDSE pela Universidade Lusófona do Porto, Portugal em 2017, no programa de doutoramento em ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. É vice líder do grupo de pesquisa: ?Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes? ? INFOCCULT/UEL e pesquisadora dos grupos: Estudos Críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação - UFRN; Estudos sobre Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem em Biblioteconomia - UNIRIO e Estudos em Práticas Informacionais e Cultura - EPIC e do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário - GEDII/UFMG, cadastrados no CNPq. Tem interesse em: Estudos de Usuários em Informação, Comportamento informacional, Práticas Informacionais, Regime de informação, Políticas de informação, Cultura e Educação. Foi representante discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012 - 2013).

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

LANSONI WEY BERTI, Ilemar Christina. Estudos de usuários e a formação do conhecimento na perspectiva das práticas informacionais. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 277–291, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90682.277-291. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90682. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB