Estudos de usuários e a formação do conhecimento na perspectiva das práticas informacionais
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90682.277-291Palavras-chave:
Estudos de usuarios, Formação do conhecimento, Práticas InformacionaisResumo
Introdução: O trabalho apresenta uma perspectiva dos estudos de usuários para compreender a formação do conhecimento, a partir da relação imbricada dos sujeitos com a informação, identificada por práticas informacionais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a genealogia da formação do conhecimento fundamentada na teoria social, na valorização da historicidade dos sujeitos e na conformação de suas ações. Resultados: as práticas informacionais abarcam elementos do cotidiano, ligadas a forma como os sujeitos se relacionam com a informação. Quanto à formação do conhecimento, destaca-se uma ação recíproca e inseparável do sujeito informacional e os valores sociais, cujas explicações podem ser sustentadas por teorias antropológicas e sobretudo sociológicas, relacionadas pela forma como são conformados os próprios sujeitos, a informação e os valores sociais. Conclusão: o sujeito informacional é agente na formação do conhecimento. Ao se relacionar com os valores sociais e culturais no âmbito da informação, ressalta-se o aspecto praxiológico da interação contínua e permanente de ser e estar no mundo, conformando o conhecimento do sujeito sobre a realidade em que está envolvido.
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