COVID-19: ações de competência em informação

os conteúdos do Instagram da BFM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90920.160-180

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Pandemia, Covid-19, Redes Sociais, Competência em Informação, Competência Crítica em Informação

Resumo

Analisa a atuação das bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense no período da pandemia (2020-2021) e de que forma elas acionaram as redes sociais para disponibilizar informação. Investiga, especificamente, os conteúdos informacionais publicados no Instagram da Biblioteca da Faculdade de Medicina, objeto empírico desta pesquisa. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação de natureza netnográfica, conduzida pela análise de conteúdo. Identifica e analisa as ações de competências em informação e competência crítica em informação foram mobilizadas pela Biblioteca para dar conta do desafio de prestar apoio à sua comunidade acadêmica diante do contexto da infodemia, desinformação e do negacionismo científico no período pandêmico. No Brasil, estes temas tomaram proporções alarmantes, manifestando-se em tópicos como contestação a respeito da eficácia do uso da máscara, e conteúdos antivacina, que disseminavam informações falsas sobre a eficácia dos imunizantes, na tentativa de descredibilizar a ciência, principalmente. Discute sobre a importância das ações de competência em informação, destacando sua perspectiva crítica, no uso das redes sociais por parte das bibliotecas. Analisa o Instagram da BFM, avaliando sua contribuição para a formação de cidadãos aptos e capazes de exercer leitura crítica em ambientes informacionais virtuais e remotos. Destaca as postagens da biblioteca no combate à desinformação e as fake news durante o período de isolamento social.

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Biografia do Autor

Ana Carla Epitácio Mazzeto, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre (2020-2022) e Doutoranda (em andamento) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos), do IBICT; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais, da UFMG. Bolsista Capes.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

MAZZETO, Ana Carla Epitácio; GONÇALVES DE SOUZA, Elisabete. COVID-19: ações de competência em informação: os conteúdos do Instagram da BFM. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 160–180, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90920.160-180. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90920. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB