O Corpo e suas relações

concepções em educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44085

Palavras-chave:

Corpo, Trabalho, Educação, Dicotomias, Percepção corporal

Resumo

Neste ensaio propomos três tópicos para análise e reflexão de como o corpo tem sido pensado, visto e apropriado na sociedade atual: corpo e trabalho como essência do homem; dualismos e dicotomias do corpo, trabalho e educação; as concepções de corpo nas relações contemporâneas. O primeiro se refere à construção histórica do corpo em função da sua relação com o trabalho, a essência do homem. A composição do segundo implica uma análise dos muitos dualismos e dicotomias existentes no mundo do trabalho e da educação que refletem numa visão fragmentada do corpo físico/motor e psicológico/cognitivo. Finalmente, o terceiro tópico propõe considerações sobre a apropriação do corpo pelo mercado, mídia e tecnologia, e a percepção que os jovens têm sobre os padrões estabelecidos por estes setores. Ao concluir a análise traçamos algumas breves considerações e possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) neste contexto. É relevante lançar mão dos princípios da concepção de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho e educação, propostos pelos projetos políticos pedagógicos da EPT, no sentido de uma educação integral. Porque o corpo é a morada dos processos onde se dá a aprendizagem, e carrega nele toda a bagagem de vida do indivíduo. 

Biografia do Autor

Janaína Scopel Faé, IFRS - CAMPUS PORTO ALEGRE

Licenciada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Especialização em Educação F´ísica Escolar pelo Grupo Educacional Signorelli (2016). Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do IFRS - Campus Porto Alegre (Linha de pesquisa: Práticas Educativas em EPT). Atua como professora de Educação Física no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipê - RS, desde 2010. Trata de temas relacionados ao corpo e tem experiência com adolescentes e crianças a partir dos 5 anos, inclusive com alunos com necessidades educacionais específicas. 

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Ciência da Computação pela UCS (1994), especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISUL (2000), mestrado em Educação (2004) e doutorado em Informática na Educação (2008) pela UFRGS. Atua como Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), tratando de temas relacionados às ações afirmativas, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, valorização etnicorracial, questões de gênero e sexualidade. Tem experiência em EAD e na área de Informática na Educação Inclusiva/Especial.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

SCOPEL FAÉ, JANAÍNA; POLETTO SONZA, Andréa. O Corpo e suas relações: concepções em educação profissional e tecnológica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 295–312, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44085. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44085. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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