El cuerpo y sus relaciones:

concepciones en la educación profesional y tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44085

Palabras clave:

Corpo, Trabalho, Educação, Dicotomias, Percepção corporal

Resumen

Neste ensaio propomos três tópicos para análise e reflexão de como o corpo tem sido pensado, visto e apropriado na sociedade atual: corpo e trabalho como essência do homem; dualismos e dicotomias do corpo, trabalho e educação; as concepções de corpo nas relações contemporâneas. O primeiro se refere à construção histórica do corpo em função da sua relação com o trabalho, a essência do homem. A composição do segundo implica uma análise dos muitos dualismos e dicotomias existentes no mundo do trabalho e da educação que refletem numa visão fragmentada do corpo físico/motor e psicológico/cognitivo. Finalmente, o terceiro tópico propõe considerações sobre a apropriação do corpo pelo mercado, mídia e tecnologia, e a percepção que os jovens têm sobre os padrões estabelecidos por estes setores. Ao concluir a análise traçamos algumas breves considerações e possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) neste contexto. É relevante lançar mão dos princípios da concepção de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho e educação, propostos pelos projetos políticos pedagógicos da EPT, no sentido de uma educação integral. Porque o corpo é a morada dos processos onde se dá a aprendizagem, e carrega nele toda a bagagem de vida do indivíduo. 

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Biografía del autor/a

, IFRS - CAMPUS PORTO ALEGRE

Licenciada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Especialização em Educação F´ísica Escolar pelo Grupo Educacional Signorelli (2016). Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do IFRS - Campus Porto Alegre (Linha de pesquisa: Práticas Educativas em EPT). Atua como professora de Educação Física no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipê - RS, desde 2010. Trata de temas relacionados ao corpo e tem experiência com adolescentes e crianças a partir dos 5 anos, inclusive com alunos com necessidades educacionais específicas. 

, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Ciência da Computação pela UCS (1994), especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISUL (2000), mestrado em Educação (2004) e doutorado em Informática na Educação (2008) pela UFRGS. Atua como Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), tratando de temas relacionados às ações afirmativas, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, valorização etnicorracial, questões de gênero e sexualidade. Tem experiência em EAD e na área de Informática na Educação Inclusiva/Especial.

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Publicado

2020-06-15

Cómo citar

SCOPEL FAÉ, JANAÍNA; POLETTO SONZA, Andréa. El cuerpo y sus relaciones: : concepciones en la educación profesional y tecnológica. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 295–312, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44085. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44085. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê