O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O trabalho não envolve seres humanos, direta ou indiretamente, nem a manipulação de dados e informações pessoais ou coletivas, ou foi previamente aprovado por comissão de ética.

Diretrizes para Autores

1. AUTORIA INDIVIDUAL OU COAUTORIA DE NO MÁXIMO 3 (TRÊS) AUTORES, SENDO PELO MENOS UM POSSUIDOR DE TÍTULO DE DOUTORADO, VEDADA PARTICIPAÇÃO DE GRADUANDOS.

2. Os trabalhos devem ter, preferencialmente, entre 12 e 25 laudas e redigidos em português, inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão, e ser enviados em formato .DOC, .DOCX ou .ODT, preferencialmente redigidos em fonte Times New Roman e os parágrafos justificados, salvo o título do artigo e a autoria.

3. As margens da página devem ser: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

4. A estrutura do trabalho deve estar formatada da seguinte maneira:

(a) Título do artigo: centralizado, caixa alta, fonte 14 e em negrito.

(b) Não deve constar no texto indicação de autoria.

(c) Resumo na língua original seguido de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto.

(d) Título, resumo e palavras-chave em inglês. Em trabalhos escritos em outras línguas, deverá conter título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.

(e) Corpo do texto: deve conter Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. Todos os títulos primários devem ser escritos em caixa alta, fonte 12 e em negrito. Os parágrafos devem possuir recuo de 1,25 cm, o espaço entre linhas deve ser de 1,5 linha. Os títulos secundários devem ser regidos em caixa baixa, fonte 12 e em negrito. Os títulos terciários devem ser redigidos em caixa baixa, fonte 12 e em itálico.

(f) Referências: devem seguir as regras da ABNT. A PESQUISA DEVERÁ DIALOGAR COM ARTIGOS PUBLICADOS NA NOMOS, RELEVANTES PARA O PROBLEMA.

5. As citações curtas, com menos de 3 linhas, devem ir no texto entre aspas, sem uso de itálico. As citações longas devem ser destacadas do parágrafo e colocadas com 4,0 cm de recuo, fonte 10 e espaço entre linhas simples.

6. Todo destaque que se queira dar ao texto impresso deve ser feito com o uso de negrito. Reserve o itálico para a indicação de termos em língua estrangeira.

7. A submissão do trabalho implica a aceitação das regras de Declaração de Direito Autoral. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista Nomos.

8. O setor de revisão poderá efetuar alterações de ordem editorial (formal, ortográfica, gramatical) nos originais, respeitado o estilo. A opinião do autor sempre será respeitada, não sendo possível qualquer alteração de conteúdo.

9. 
Os trabalhos deverão ser inéditos e sua aprovação não implica a imediata publicação. É de exclusiva responsabilidade do autor comunicar aos editores da Nomos a desistência da submissão ou a publicação do trabalho em outro meio que retire o ineditismo.

10. Trabalhos que envolvam seres humanos, de forma direta ou indireta, incluindo a manipulação de dados e informações pessoais ou coletivas, deverão ter sido previamente aprovados por comitê de ética. É de exclusiva responsabilidade do autor a realização da aprovação pelo comitê de ética.

11. Quaisquer dúvidas a respeito das normas para publicação deverão ser dirimidas por mensagem encaminhada para o e-mail:nomos@ufc.br

OBSERVAÇÃO: para atender aos critérios de exogenia para os periódicos acadêmicos da área jurídica, estabelecidos pela Comissão Qualis da CAPES, a Nomos não está mais recebendo artigos oriundos do Ceará.

"Normatividades ultramarinas: os jesuítas e o Direito nos Impérios ibéricos"

Dossiê temático: "Normatividades ultramarinas: os jesuítas e o Direito nos Impérios ibéricos".

Organização: Prof. Dr. Gustavo César Machado Cabral 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.