A NECESSIDADE DE UMA FUNDAMENTAÇÃO RACIONAL INTERSUBJETIVA DAS NORMAS MORAIS E JURÍDICAS
Palavras-chave:
Ética, Globalização, Responsabilidade, Intersubjetividade, Ciência, Tecnologia, Direito, JustiçaResumo
Estamos vivendo o surgimento da era da comunicação e da criação de uma civilização global, o que traz como conseqüência fundamental a necessidade de repensar as relações humanas e, desse modo, os parâmetros racionais da ética e do direito. Nesse horizonte, a Ética do Discurso estabelece o discurso argumentativo como meio indispensável, na civilização atual, para a fundamentação racional intersubjetiva das normas consensuais da moral e do direito.Referências
APEL, Karl-Otto. Diskours und Verantwortung. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1992.
_____ Estudos de Moral Moderna. Petrópolis: Vozes, 1994.
_____ Ethique de la Discussion. Paris: Les Éditions du Clef, 1994.
_____ Transformação da Filosofia, Tomos I e II. São Paulo: Loyola, 2000.
BECK, Ulrick. Was ist Globalisierung? Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1997.
COSTA, Regenaldo da. A Ontologisação da Lógica em Hegel como Crítica à Crítica Kantiana à Ontologia Clássica. Em Veritas, n° 4 , Porto Alegre, 1997.
Downloads
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.