NOVOS PARADIGMAS DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL

Autores

  • João Luis Nogueira Matias Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará
  • Jana Maria Brito Silva Mackenzie
  • João Luis Nogueira Matias Filho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Responsabilidade civil ambiental, Alocação de responsabilidade, Jurisprudência ambiental, Contratos, Novos parâmetros para o direito civil

Resumo

O presente estudo se destina a analisar quais os principais desafios que a iniciativa privada enfrenta no que se refere à responsabilidade civil ambiental. A pesquisa foi realizada no ano de 2016, coletou entrevistas que tinham o objetivo de traçar um panorama sobre a forma que os advogados lidam com a alocação da responsabilidade civil ambiental nas suas matrizes contratuais e quais os maiores desafios a serem enfrentados para a melhor aplicação do instituto. A pesquisa foi autoriza, por meio da Plataforma Brasil, processo CAAE 55861916.2.0000.5054. Também realizou-se um levantamento jurisprudencial no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a aplicação da alocação da responsabilidade civil prevista nos contratos, no momento da atribuição da indenização, com o objetivo de investigar de que forma as matrizes elaboradas pelos advogados são incorporadas como parâmetro nas decisões. A metodologia utilizada na pesquisa é empírica e utilizou entrevistas, análises de minutas contratuais, levantamento jurisprudencial, além de fontes bibliográficas. Concluiu-se que a responsabilidade civil ambiental ainda se apresenta como um desafio de ampla complexidade em razão de não ser uma questão protagonista nas grandes operações. Observou-se, entretanto, que a preocupação com a questão vem crescendo e que inúmeros instrumentos contratuais já são utilizados com a função de facilitar a remediação e melhorar a previsibilidade financeira para a reparação dos danos. A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto de Pesquisa "Os impactos da proteção ao meio ambiente no direito: novos paradigmas para o direito privado", decorrente da Chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014, Processo 471157/2014-7.

Biografia do Autor

João Luis Nogueira Matias, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Ceará. Professor do Curso de Mestrado do Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7; Juiz Federal.

Jana Maria Brito Silva, Mackenzie

Doutoranda em Direito Político e Econômico, Bolsista Capes Prodoc, Coordenadora Acadêmica na Fundação Getúlio Vargas (GVlaw).

João Luis Nogueira Matias Filho, Universidade Federal do Ceará

Graduando da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará - UFC.Novos paradigmas da responsabilidade civil ambiental

Referências

BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento: Uma Leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.

BIERNACKI, P. & WALDORF, D. Snowball Sampling: Problems and techniques of Chain Referral Sampling. SociologicalMethods&Research, vol. nº 2, November. 141-163p, 1981

DALY, Herman E. Crescimento sustentável: não, obrigado. Ambiente & Sociedade. Vol. VII nº. 2 jul./dez. 2004.

DALY, Herman. Ecological Economics and sustainable development. Selected essays of Herman Daly Cheltenham, UK e Northampton, Massachussets, 2007

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FERNANDES, Wanderley. Cláusulas de exoneração e de limitação de responsabilidade. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 43.

HIGGINS, Rovbert C. Analysis for financial management. 8 ed. Boston : McGraw-Hill, 2007. P. 284.

PENROD, J.; PRESTON, D.B., CAIN, R. & STARKS, M.T. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. Journal of Transcultural nursing,vol 4. nº 2.April, 2003. 100-107p.

PETTIT, David; NEWMAN, David. Blowout: Legal Legacy of the Deepwater Horizon Catastrophe: Federal Public Law and the Future of Oil and Gas Drilling on the Outer Continental Shelf. Roger Williams University Law Review, Bristol, v.17, p.184-220, 2012.

RUGGIE, John Gerald. Quando negócios não são apenas negócios. São Paulo: Planeta Sustentável, 2014, p. 55.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Tutela Constitucional do Meio Ambiente. Saraiva: São Paulo, 2008.p. 86.CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2005. p. 24.

STJ. REsp 1615971/DF. Min. Rel Marco Aurélio Bellizze. 3ª T. Julgado em: 27 set 2017. DJe: 07/10/2016.

WORLD HEALTH ASSOCIATION. Division of Mental Health. Qualitative Research for Health Programmes Geneva: WHA, 994.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Edição

Seção

Doutrina Nacional