A IMPORTÂNCIA DA REORIENTAÇÃO DA PESQUISA DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS NA ERA PÓS-MODERNA

Autores

  • Germana de Oliveira Moraes Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pesquisa Jurídica. Métodos, Cientificismo, Era Pós-moderna, Retorno aos sentimentos, Biodireito, Direito Internacional, Direito Ambiental

Resumo

Neste artigo, analisa-se como as descobertas das Ciências Naturais do século XX transformaram o ser humano, suas relações sociais, a configuração geopolítica do mundo e o planeta Terra. Objetiva-se também demonstrar que essas transformações demandam, durante esta Era Pós-moderna, o retorno ao domínio da subjetividade humana – aos sentimentos (“le retours des sentiments”), no âmbito das pesquisas do Biodireito, do Direito Internacional e do Direito Ambiental. Neste contexto, destaca-se a importância da reorientação da pesquisa das ciências jurídicas, a partir da liberação do preconceito do reducionismo ao método científico e da transcendência para as investigações metafísicas, filosóficas, sociais e políticas.

Biografia do Autor

Germana de Oliveira Moraes, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Mestre em Direito pela UFC. Professora dos Cursos de Graduação e de Pós-Gradução em Direito da Universidade Federal do Ceará. Juíza Federal no Ceará. Ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça.

Referências

ARÁUJO, Washington. A Ética da Vida. 2ª ed., de Leonardo Boff. Brasília: Letra Viva, 2000.

BOFF, Leonardo Boff. Ethos, um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letra Viva, 2000.

FACCHIN, Luiz Edson. A expansão da pós-graduação em Direito no Brasil. Conferência de Abertura do IX Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, na PUC do RJ, em outubro de 2000.

HOBSBAWN, Eric. Feiticeiros e aprendizes – as ciências naturais. In: A Era dos Extremos – o breve século XX – 1914-1991. 2ª.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LEITÃO, Cláudia. Por uma ética da estética. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha/UECE, 1997.

LEITE, Hélio. Aperfeiçoamento e Especialização: o esperado e o alcançado na visão dos alunos que freqüentaram os cursos da Escola de Magistratura do Ceará, nos anos de 1995 a 2002. Tese de Doutorado em Educação. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2004.

PADUA, Elizabeth Matallo Marquesi. Metodologia da pesquisa – abordagem teórico-prática, 2ª. ed. Campinas: Papirus, 1997.

MARQUES, Cláudia Lima. A pesquisa em Direito: um testemunho sobre a pesquisa em grupo, o método “Sprechstunde” e a iniciação científica na pós-modernidade. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS.Porto Alegre, v. 20, p. 63-90, 2001.

SALDANHA, Nélson. Da teologia à metodologia. Belo Horizonte: Del Rey, 1993.

VASCONCELOS, Arnaldo. Temas de Epistemologia Jurídica. Fortaleza: Gráfica Nacional, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional