A EXPERIÊNCIA DOS MESTRANDOS EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM PESQUISA EMPÍRICA PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA

Autores

  • Rui Verlaine Oliveira Moreira Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Hélio Leite Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pesquisa empírica, Estudo de caso, Entrevistas, Escolas judiciais, Corpo de conhecimentos, Magistratura

Resumo

Este ensaio relata a experiência de mestrandos do Curso de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará com a utilização de métodos predominantemente qualitativos de pesquisa empírica. Objetiva dar unidade ao corpo de conhecimentos gerados com cinco dissertações e mostrar métodos alternativos que podem ser empregados na pesquisa jurídica. A primeira teve como foco a análise do contexto histórico e epistemológico, tentando identificar a construção de paradigmas. O segundo mestrando abordou a preparação para a magistratura e a conscientização da importância das escolas judiciais. Um estudo de caso, cujo objetivo é tentar desvendar os ângulos envolvidos no fato de ser juiz e aplicar a lei no atual sistema jurídico brasileiro a partir do discurso do magistrado, foi a abordagem metodológica adotada pelo terceiro mestrando. O trabalho do quarto mestrando pretende, por meio de entrevistas, identificar como o magistrado se utiliza, para aplicação justa do direito, de conceitos vagos e indeterminados. O quinto mestrando analisa o acesso aos Juizados Especiais Civis de Fortaleza. Há depoimentos dos autores das dissertações sobre a experiência vivenciada. Ao final, são apresentadas considerações acerca dessa experiência dos mestrandos.

Biografia do Autor

Rui Verlaine Oliveira Moreira, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Professor, Doutor, do Curso de Mestrado em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Raimundo Hélio Leite, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Professor, Doutor, Docente Livre do Curso de Mestrado em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Referências

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

HUSSERL, E. Formal and Transcendental Logic. Hague Netherlands: Martinus Nijhoff, 1969.

_____. The Crisis of European Sciences and Transcendental Phenomenology. Evanston: Northwestern University Press, 1970.

_____. Experience and Judgment. Evanston: Northwestern University Press, 1973.

_____. Meditações Cartesianas - Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Madras, 2001.

LEITE, R. H. O esperado e o observado na opinião dos alunos que freqüentaram os cursos de especialização ofertados pela Escola de Magistratura do Ceará, no período 1995 a 2002. Fortaleza, Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Tese de doutorado, 2004.

MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento- Tema 2 - Existirá mesmo uma Revolução de Informação? (2006). Disponível em: http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-2-18mar99.html. Acesso em: 05 nov. 2006.

PRADO, L. R. DE ALMEIDA. O juiz e a Emoção – Aspectos da lógica judicial, 3ed.Campinas, SP: Millennium, 2005.

SCHAFFER, Patrícia. Comunicando a pesquisa. Ci. Inf., Brasília, v. 27,n. 3, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 nov. 2006.

SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisas nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.

WAGNER, H. Critical Observations Concerning Husserl´s Posthumous Writings. In: ELVETON, R. O. The Phenomenology of Husserl – Selected Readings, Second Edition. Seattle: Noesis Press, 2000.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional