REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO E A EPISTEMOLOGIA PREPARATÓRIA DA AÇÃO COMUNICATIVA MODERNA
Palavras-chave:
Metodologia do Ensino Jurídico, Saber cartesiano, Saber empiristaResumo
Este artigo busca aportar uma abordagem acerca de algumas reflexões sobre a Metodologia do Ensino do Direito, a partir das influencias decorrentes, nas ciências modernas, das epistemologias cartesiana e empirista. Faz-se, igualmente, um quadro comparativo mínimo, face ao saber dialético que o Ensino Jurídico mais contemporâneo tende a incorporar.Referências
BACON, Francis. NOVUM ORGANUM ou Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1973
DESCARTES, René. DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1979
_____. Discours de la methode, quatrieme partie. In: Oeuvres philosophiques (1618-1637). Tome I. Paris: F. Alquié, 1963, p.604-605.
_____. ‘Règles pour la direction de l’esprit. In: Oeuvres philosophiques, Tome I, Paris: Garnier Frères, 1963.
HAMELIN, Octave. El sistema de Descartes. Tradução de Amalia Haydee Raggio. Buenos Aires: Losada, 1949.
OLIVEIRA, Manfredo. A educação e os fundamentos antropológicos dos ho-rizontes científicos. (Mimeografado), Fortaleza, 1989.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.