INSTITUIÇÕES, ESTADO & PESSOAS
Palavras-chave:
Instituições, função social, dignidade do ser humano, criseResumo
O artigo inicia com a análise das complexidades relacionais existentes entre as instituições, nelas incluída o Estado, e as pessoas. Na sequencia é realizado um estudo sobre as instituições, fruto da elaboração humana e a função social que desempenham, tratando da questão da claustrofobia social e o caso especialmente problemático da constatação do bloqueio da vida institucional. Ao final é realizada uma síntese, indicando como soluções a construção da felicidade no âmbito das instituições, enquanto elemento do cosmopolitismo constitucional, por meio da plena dignidade do ser humano, e o estabelecimento de um ambiente de paz, com a finalidade de resolver a crise institucional atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.