A TOMADA DE DECISÃO ECOLÓGICA E ARTIFICIAL
UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROTEÇÃO AMBIENTAL COM A UTILIZAÇÃO DO IPTU ECOLÓGICO
Resumo
A chamada crise ambiental tem alçado novos patamares a cada dia que se passa, levantando dúvidas sobre a capacidade da humanidade em conter as mudanças climáticas e salvaguardar os ecossistemas que ainda existem. Assim, ao analisar a utilização da Inteligência Artificial (IA) como um instrumento de proteção ambiental, o presente artigo acadêmico se propõe a responder quais poderiam ser as contribuições das novas tecnologias para a efetivação do princípio ambiental, respondendo o questionamento sobre a sua aptidão para auxiliar os órgãos competentes na tomada de decisões ecologicamente condizentes. Para tanto, serão analisados os avanços tecnológicos no âmbito da sustentabilidade, observando sua consonância e harmonia com os princípios ambientais, com a análise do caso concreto da utilização do IPTU ecológico. Assim, o presente trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando o método de abordagem dedutivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.