O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos publicados na Revista Passagens devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:

a) Estudo teórico/histórico/conceitual: análise de questões que conduzam ao questionamento de conceitos e modelos existentes e/ou à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas.

b) Revisão crítica da literatura: análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse da edição da revista.

c) Relato de pesquisa/experiência: investigação baseada em dados empíricos, expondo-se, de maneira clara, as estratégias metodológicas empregadas.

d) Resenha: apresentação e análise de livros publicados na área.

 

APRECIAÇÃO PELO CONSELHO EDITORIAL

Os trabalhos devem ser encaminhados ao Conselho Editorial da revista, que tem como uma de suas responsabilidades repassar as submissões aos pareceristas (em um sistema de double-blind review), que se manifestarão acerca da qualidade dos textos. Ao(s) autor(es) será comunicada a decisão de (1) aceitação, (2) aceitação mediante modificações ou (3) recusa do trabalho. A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho é sempre da Comissão Editorial, considerados, naturalmente os pareceres.

 

APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os textos devem ser enviados completos e revisados pelo autor através do site http://www.periodicos.ufc.br/index.php/passagens. As submissões podem ser feitas em português, inglês, francês ou espanhol. O limite máximo de tamanho é de 50 mil caracteres (com espaços, inclusive contando-se as referências) para submissões enquadradas nas categorias A, B e C. As resenhas, por sua vez, têm um limite máximo de 20 mil caracteres. Os arquivos devem ser encaminhados obedecendo ao template estabelecido pelas normas editoriais da Revista.

A contribuição deve ser original e inédita, além de não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". Eventualmente, poderão ser aceitos textos publicados anteriormente em outras línguas ou formatos, desde que sejam solicitados a convite do Comitê Editorial.

A fim de garantir o anonimato de autoras/es e pareceristas no processo de avaliação e seleção, o nome do/a autor/a não deverá constar do corpo do texto. Os manuscritos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar a autoria (verifique se as instruções disponíveis em “Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega” foram seguidas). Apenas a folha de rosto deve conter informações de identificação, especificadas abaixo:

a) nome do/a autor/a,

b) filiação institucional,

c) qualificação acadêmica,

d) endereço,

e) telefone,

f) email e

g) minicurrículo (até 5 linhas).

A lista de referências deve ser incluída no final do manuscrito, a partir de uma página separada, em ordem alfabética. Eles devem incluir todos os autores referidos no texto seguindo os critérios especificados abaixo:

Livros: SILVA, José. (9999). The life in my neighborhood: Essays on myself. Rio de Janeiro: Editora dos Livros.

Livro editado: SILVA, José. (Ed.). (9999). The life in my neighborhood: Essays on myself. Rio de Janeiro: Editora dos Livros.

Seções de livro (capítulos): MOREIRA, Armando. (9999). Looking for stars. In: The life in my neighborhood: Essays on myself, edited by José Silva. Rio de Janeiro: Editora dos Livros.

Artigos: SILVA, José. (9999). The life in my neighborhood: An essay on myself, Revista Passagens, vol. 1, n ° 1, pp. 123-124.

Fontes Eletrônicas: SILVA, José. (9999). The life in my neighborhood: An essay on myself. E-Jornal, vol. 1, n ° 1, dia e mês, pp. (se for identificável), <endereço eletrônico>.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

O conteúdo dos artigos assinados é de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial da Revista Passagens. O responsável pela submissão assevera que o texto encaminhado é produto de autoria intelectual própria, comprometendo-se a dar o devido crédito aos dados (quando estes forem fruto de outras investigações) e às referências bibliográficas. Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas, quadros, desenhos ou imagens. Quando tais elementos forem encaminhados, os autores terão previamente obtido permissão daqueles que detenham os direitos autorais.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.