Desvio, flânerie e liminaridade na experiência do viajante

Autores

  • Iuri Francisco Mustafa Cordeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Daniel Melo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Fonseca de Castro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80663

Resumo

Este artigo caracteriza a experiência do viajante para além do mero deslocamento origem-destino, a partir da noção de viajante-flâneur e da prática da microflânerie. Argumentamos que microflânerie interrompe o fluxo da experiência cotidiana, abrindo outros espaços de descanso, refúgio e jogo, nos quais o sujeito pode transformar a si mesmo. Fazer uma experiência é uma operação micropolítica de reorientação de conduta, da reflexividade fruto de momentos de elaboração e montagem entre passado, presente e futuro.  Nossa reflexão evidencia que é possível articularmos as lógicas heterotópicas às práticas da microflanagem, uma vez que o viajante pode elaborar ativamente táticas que questionam lógicas funcionais estritas a partir da fabulação de espaços e tempos justapostos. A experiência estética do viajante-flâneur permite desviar das expectativas instaurando um modo alternativo de compreensão do mundo, de si mesmo e das relações intersubjetivas construídas na travessia.

Biografia do Autor

Iuri Francisco Mustafa Cordeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Comunicação Social (2021) e Turismólogo (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi membro do grupo de pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação, pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG. Foi bolsista de Iniciação Científica (2016-2019) pela UFMG/Ministério do Esporte - Rede CEDES (Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer) do Estado de Minas Gerais, e editor de layout da Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL (2017-2020). Foi bolsista do projeto de extensão Como ler um infográfico? Estratégias de informação e desinformação sobre a pandemia de COVID-19 (https://sistemas.ufmg.br/siex/AuditarProjeto.do?id=64933), pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020-2021).

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2007) e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais na cidade de Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias - Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur lAmérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Integra os grupos de pesquisa: MARGEM - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos; políticas públicas e cidadania;comunicação pública e comunicação organizacional; reconhecimento social de grupos minoritários; abordagem comunicacional-pragmática das relações entre estética e política; a composição de redes discursivas destinadas a publicizar questões de interesse coletivo (incluindo discursos televisivos ficcionais e de entretenimento); o aprimoramento de metodologias qualitativas de pesquisa que objetivam evidenciar a articulação entre diferentes atores, discursos estético-expressivos e arenas argumentativas.

Daniel Melo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsa CNPq), Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (bolsa CAPES), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Realizou estágio de pesquisa no Geomedia Lab da Universidade Concordia em Montreal/CA, com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), concedida pelo Global Affairs Canada. É membro do grupo de pesquisa CIEP/PUC-SP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos) e co-lider do grupo MediaAção/UFMG (Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo). Interesses de pesquisa: visualização de dados, design de informação, semiótica e cartografia. Possui experiência profissional em Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento de Produtos para Web, com ênfase em design de interfaces, arquitetura de informação e usabilidade.

Júlia Fonseca de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Geografia (2019), Mestra em Geografia (2013) e Bacharel em Turismo (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Apresentou tese de doutorado sobre Narrativas de Viagem. Exerceu a docência em curso superior, curso técnico, curso de qualificação profissional e cursos livres. Atua na área de educação ambiental, turismo de base comunitária e educação popular. É consultora de projetos de planejamento turístico, ambiental e territorial, desenvolvendo produtos diversos (diagnósticos, planos de manejo, diretrizes para desenvolvimento turístico). Trabalha com publicações na área de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. É colaboradora da Revista Sagarana.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cordeiro, I. F. M., Marques, Ângela C. S., Ribeiro, D. M., & Castro, J. F. de. (2022). Desvio, flânerie e liminaridade na experiência do viajante. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13(esp), 5–36. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80663

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens