Sobre a Revista
- Introdução
A Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará foi fundada em 1983 em formato impresso e restaurada em 2010 em formato eletrônico, sob ISSN 2179-1740. Está inserida na plataforma Qualis/CAPES e em várias bases de dados (REDALYC, LILACS, Index Psi, MIAR, Sumários Org, NSD, CLASE), diretórios (REDIB, LIVRE, ERIH PLUS, I2OR, MIGUILIM), índices e portais (LATINDEX, DIADORIM, ResearchBib, DOAJ, Biblat, DRJI, EZB, DIALNET, Google Acadêmico, LatinREV). Foi criada no formato de publicação semestral e migrou para publicação contínua em janeiro de 2023. A Revista tem interface com os programas de graduação e pós-graduação da Psicologia, estruturando-se em acordo com suas linhas de pesquisa.
Escopo, Natureza e Objetivo
A Revista de Psicologia da UFC é uma publicação contínua , dos programas de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFC, de textos inéditos em psicologia ou a ela relacionados, cujos temas sejam de reconhecida relevância científica.
Publicar textos inéditos, cujos temas sejam de reconhecida relevância científica para o campo da psicologia, em suas diversas áreas de conhecimento, e que privilegiem pesquisas condizentes com os respectivos referenciais teóricos e metodológicos dos sistemas e teorias em psicologia. Pretende, ainda, publicar textos psicanalíticos e de outras áreas do conhecimento que contribuam para o avanço ou a retomada de questões de interesse para o progresso da psicologia.
Periodicidade e Número de artigos por edição
A Revista de Psicologia é uma publicação contínua que disponibiliza sua edição ao longo de cada ano, conforme os artigos vão sendo aprovados.
O número de artigos publicados por edição corresponderá ao fluxo editorial da Revista.
Público-alvo
A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais da Psicologia e de áreas afins.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelos Editores (desk review). Em seguida, serão enviados aos pareceristas ad hoc, no sistema de avaliação por pares (peer review), e sendo preservado o anonimato do processo por meio do sistema duplo-cego (double blind review).
O tempo estimado de avaliação e publicação varia de 4 a 6 meses, após a análise inicial dos arquivos e documentos enviados.
Código de Ética
Artigos são publicados pela revista apenas se estiverem de acordo com as práticas centrais do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como as Diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Política de Combate ao Plágio
Como política de fortalecimento da ética editorial e de combate ao plágio, a Revista realiza verificação de similaridade de conteúdo dos artigos a ela submetidos, por meio do software antiplágio CopySpider. Antes de qualquer decisão ser finalizada, os autores serão consultados e feitos cientes da situação.
Política de Compartilhamento e Reprodutibilidade de Dados
No caso de disponibilidade de dados ou materiais do artigo submetido, os autores informarão link para os conjuntos de dados gerados/analisados durante o presente estudo e se estão disponíveis em algum Repositório de Dados.
Política de Retratação
A Revista de Psicologia da UFC está empenhada em defender a integridade da literatura científica. Para tanto, e se necessário, serão publicadas Erratas, Manisfetações de Preocupaçâo ou Avisos de Retratação. Esse procedimento será realizado dependendo de cada caso e em conformidade com as Diretrizes de Retratação do COPE.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista de Psicologia da UFC também não cobra pelo envio e processamento dos artigos, ou seja, não existe nenhum custo para os autores.
Financiamento
A Revista é desenvolvida com os recursos humanos e materiais disponíveis na Universidade Federal do Ceará, não possuindo nenhum financiamento externo.
Politica de Publicidade
A Revista declara que não possue nenhum tipo de parceria no âmbito publicitário com outras instituições ou indivíduos.
Preservação Digital de Documentos
A Revista conta com backups diários de todos seus materiais internos e públicos. Também é utilizado o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) de preservação.
Direitos Autorais
Trabalhos publicados pela revista estão sob a licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International.
O envio de qualquer colaboração à Revista de Psicologia implica automaticamente que os(as) autores(as) mantém direitos autorais e concedem integralmente o direito de primeira publicação à Revista de Psicologia, com a publicação simultaneamente licenciada sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Deste modo, o autor pode realizar publicação do texto em outro veículo de publicação, desde que haja reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
É autorizado e incentivado aos autores a distribuição de seus trabalhos em repositórios institucionais,em seus sites pessoais e em suas redes sociais, com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial na presente revista.
Informação para Autores
``Para ter um manuscrito à consideração da Revista é preciso, primeiramente, que todos os autores do manuscrito estejam cadastrados no site da Revista de Psicologia. Não serão aceitos textos que consistem unicamente na revisão de literatura de um determinado assunto, a não ser quando esta consista numa problematização inédita do mesmo.
Serão aceitos textos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:
1. Relato de pesquisa (mínimo 10 e máximo de 25 laudas);
2. Estudo teórico (mínimo 10 e máximo 25 laudas);
3. Ensaio ( mínimo 10 e máximo 25 laudas);
4. Estudo de casos ou relatos de experiências institucionais (mínimo 8 e máximo 15 laudas);
5. Resenha (mínimo 3 e máximo 5 laudas);
6. Conferências (mínimo de 10 e máximo de 25);
7. Entrevista (mínimo 8 e máximo 25 laudas);
Pré-requisitos Fundamentais:
1. Os autores que estejam efetuando uma submissão não devem possuir outro manuscrito em processo editorial nesta Revista
2. Tendo em vista a natureza contínua da nossa Revista, os autores não podem ultrapassar o limite de uma publicação por ano, independente da sua posição na autoria. Autores que tenham publicado na edição passada também não poderão submeter artigos na edição seguinte, no sentido de dar oportunidade a autores diversos. Os casos que possam vir a se caracterizar como exceções serão submetidos à avaliação da Equipe Editorial.
3. Todos os autores devem estar cadastrados na plataforma ORCID e devem preencher o seu número ORCID em seus perfis no site da Revista, a fim de colaborar com os esforços de atribuição de autoria científica.
4. Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo quatro autores, com exceção envolvendo artigos ou relatos de pesquisa frutos de parcerias estabelecidas entre duas ou mais instituições e/ou núcleos de pesquisa. Neste referido caso, será necessário envio de documento comprobatório das instituições/núcleos de pesquisa. Vale ressaltar que, para Resenhas não se aceita autoria múltipla, mas somente um (01) autor. E para Entrevistas serão aceitos até dois (02) autores.
5. Serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, desde que representem uma contribuição de significância para a psicologia e tenham sido sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. Nesses casos, no entanto, o autor deverá enviar para os editores a autorização do editor do periódico onde o texto foi primeiramente publicado, devidamente assinada.
6. Os textos serão aceitos em português, francês, inglês e espanhol, devidamente revisados. O resumo, título e descritores deverão constar na língua de origem, em inglês e espanhol. Todos os textos, exceto as resenhas e entrevistas devem conter resumos com 150 a 200 palavras. Ao resumo devem seguir de 3 a 5 palavras-chave, a primeira iniciando com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula. O título deve ter no máximo 15 palavras.
7. Os textos em língua estrangeira serão publicados na quantidade máxima de três por número. As opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da Revista de Psicologia da UFC, o(s)mesmo(s) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo por outro periódico nacional. Àqueles que forem aceitos para publicação passam a ser propriedade da Revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito, como assinalado anteriormente.
8. Será exigido, dos textos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, nos termos das Resoluções 466/12 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório/ protocolo da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Tal requisito não se aplica a textos que se ocupem de casos clínicos, decorrentes de tratamentos já encerrados e desde que a identidade dos pacientes seja preservada em todos os sentidos.
9. Se possível, os autores devem evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações. No caso da inclusão de um ou mais destes ítens, o texto só será encaminhado para análise pelos editores se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada em Revista de Psicologia da UFC.
10. Os textos que se enquadram na categoria "Resenha" devem ser baseados em livros que foram publicados nos últimos três (03) anos, porém sem um tempo determinado, se tratar de uma obra de referência republicada . A resenha deve conter apenas 1 (um) autor.
11. Todos os documentos exigidos devem estar em arquivos de Word, exceto a Carta de Encaminhamento e o documento do CEP que são digitalizados. Os referidos arquivos devem ser anexados no site da Revista, no local da Submissão.
12. Folha de Rosto identificada (em arquivo separado) contendo: - título pleno em português ou na língua de origem com, no máximo, 15 palavras; - título pleno em inglês, compatível com o título em português; - título pleno em espanhol, compatível com o título em português; nome completo de cada um dos autores. Na nota de rodapé deve constar, de todos os autores: a instituição e cidade-estado-país da instituição a que estão vinculados (sem abreviações ou siglas), última formação/titulação; link para perfil ORCID e o e-mail de cada autor. Endereço profissional para correspondência do primeiro autor. Se necessário, nota de agradecimentos.
Procedimentos para Avaliação do Manuscrito
A agilidade do processo editorial depende da observância, pelos autores, das normas da Revista e da correção gramatical do texto. Textos que não obedeçam a estes critérios mínimos serão imediatamente devolvidos aos seus autores e não serão encaminhados para avaliação pelo Conselho Editorial e pareceristas ad hoc.
O tempo estimado de avaliação e publicação varia de 4 a 6 meses, após a análise inicial dos arquivos e documentos enviados.
A avaliação dos manuscritos recebidos seguirá os seguintes passos:
1. Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelos Editores (desk review). Os textos que estiverem de acordo com as normas do periódico, forem pertinentes ao escopo Revista de Psicologia e contenham arcabouço de um texto científico serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial - dos quais participam conselheiros internacionais e de outras regiões do Brasil - e ao corpo de avaliadores ad hoc para emissão de parecer (peer review).
2. Os pareceres ajuizarão se os textos serão integralmente aceitos; se serão recomendadas reformulações ou se serão integralmente recusados, sendo o processo baseado no presente Formulário de Avaliação (English Evaluation Form).
3. Durante todo o processo de avaliação será preservado o anonimato de todas as partes seguindo o processo duplo-cego(double blind review).
4. Os autores serão comunicados acerca do resultado do parecer emitido, que define a viabilidade ou não da publicação de seu texto.
5. Em casos de controvérsia os manuscritos serão enviados para um terceiro avaliador ad hoc. Persistindo a controvérsia, o artigo será avaliado pelo Conselho Editorial.
Reapresentação e publicação dos trabalhos apreciados
1. Nos casos em que forem recomendadas alterações no texto, os mesmos só serão novamente encaminhados para a devida reavaliação se: - todos os ajustes feitos pelos autores estiverem destacados no texto revisado; - a Lista de Reajustes for enviada, com indicação das respectivas páginas onde o texto foi reajustado
2. O Conselho Editorial poderá realizar a revisão de linguagem, quando julgar esta necessária.
3. Nos casos em que o Conselho Editorial julgar pertinentes modificações de linguagem substanciais, que possam alterar a ideia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o texto reformulado no prazo máximo determinado pelo editor.
4. O processo de avaliação será feito mediante encaminhamento aos pareceristas ad hoc ou ao Conselho Editorial, sempre que necessário. Em todos os casos, a identidade dos autores e consultores será mantida em sigilo.
5. O Conselho Editorial será composto prioritariamente por professores doutores que integrem Programas de Pós-graduação em Instituições de Ensino Superior e/ ou por profissionais de reconhecido saber pertencentes a Sociedades Científicas e/ou a Instituições de pesquisa e de difusão do saber.
6. A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.
7. O processo de editoração será devidamente informado aos autores.
Instruções aos autores acerca da apresentação dos textos.
A Revista de Psicologia da UFC adota as normas de publicação da APA (American Psychological Association) sexta edição, para todo o documento, ressaltando que as referências bibliográficas e o estilo de citação devem observar as referidas normas. O link http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/libraryFiles/downloadPublic/43 fornece algumas orientações para uso da APA sexta edição. Sugerimos que os autores adotem o uso de algum gerenciador de referências (Endnote, Mendeley, Paperpile, Zotero, entre outros) de sua preferência para redigir o texto de seu artigo a fim de contribuir para a devida e correta citação e referências dos trabalhos citados em seu texto (https://www.ukessays.com/referencing/apa/generator/ https://zbib.org/).
O editor de texto deve ser o Microsoft Word 2007 ou posterior, em espaço duplo em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, (em todas as partes do manuscrito com exceção de tabelas, onde é permitido uso de espaço simples ou de um espaço e meio), obedecendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere. A configuração da página deverá ser A4, com formatação de 2,5cm para todas as margens: superior, inferior, esquerda e direita. O arquivo de submissão deve conter, logo no início, os títulos em português, inglês e espanhol e abaixo dos títulos os resumos e palavras-chaves em português, inglês e espanhol. Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser enviados pelo site da Revista, no local da Submissão.
Documentos que devem ser apresentados juntamente com o texto.
Todo e qualquer texto submetido à Revista de Psicologia da UFC deve obrigatoriamente ser acompanhado de Carta de Encaminhamento, assinada por todos os autores (conforme modelo abaixo), onde esteja devidamente explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho para publicação. A carta também deve conter a autorização para reformulação de linguagem, se necessária para atender aos padrões da Revista.
Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo quatro autores, com exceção envolvendo artigos ou relatos de pesquisa frutos de parcerias estabelecidas entre duas ou mais instituições e/ou núcleos de pesquisa. Neste referido caso, será necessário envio de documento comprobatório das instituições/núcleos de pesquisa. Vale ressaltar que, para Resenhas e Entrevistas, serão aceitos, no máximo, dois (02) autores.
Todos os documentos complementares devem ser anexados, em arquivo Word, ou PDF para documentos digitalizados, e enviados com o arquivo do texto pelo site da Revista. No arquivo no qual estará contido o texto não deve haver nenhum tipo de identificação do(s) autor(es), nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir o sigilo da avaliação. Caso isso seja descumprido, os editores devolverão o texto ao seu autor.
Modelos relacionados com o processo de apresentação dos textos
Modelo de Carta de Encaminhamento
Preencher, digitalizar e enviar junto com a submissão.
Organização para apresentação dos trabalhos e ordem a ser seguida
1. Folha de Rosto identificada (em arquivo separado) contendo: - título pleno em português ou na língua de origem com, no máximo, 15 palavras; - título pleno em inglês, compatível com o título em português; - título pleno em espanhol, compatível com o título em português; nome completo de cada um dos autores. Na nota de rodapé deve constar, de todos os autores: a instituição e cidade-estado-país da instituição a que estão vinculados (sem abreviações ou siglas), última formação/titulação; link para perfil ORCID e o e-mail de cada autor. Endereço profissional para correspondência do primeiro autor. Se necessário, nota de agradecimentos.
2. Folha contendo títulos de todas as figuras, numeradas conforme indicado no texto.
As figuras, tabelas e os gráficos deverão, além das instruções específicas a seguir, considerar que: serão aceitos o total de no máximo 5 (cinco), na somatória dessas categorias.
3. Figuras, incluindo legenda, uma por página em papel, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em sequência às referências bibliográficas. Para assegurar qualidade de reprodução as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia (resolução mínima de 300 dpi). Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 11,5 cm para figuras, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária.
4. Tabelas, incluindo título e notas, devem ser apresentadas uma por página, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em sequência às referências bibliográficas. Na publicação impressa a tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé.
5. Exceto no caso de resenhas, entrevistas e conferências, o texto deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens. As notas de rodapé, se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao final do texto e nunca ao pé das páginas, e deverão ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere à nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e de tabelas no corpo do manuscrito deverão ser indicados no texto.
A Revista de Psicologia da UFC não cobra pelo envio e processamento dos artigos, ou seja, não existe nenhum custo para os autores.
O número de artigos publicados por edição corresponderá ao fluxo editorial da revista.