Algumas considerações sobre velhice bem-sucedida na perspectiva de professores universitários brasileiros

  • Jacqueline Oliveira Moreira PUC MINAS
  • Anna Cristina Pegoraro Freitas PUC Minas
  • Rosana Figueiredo Vieira PUC Minas/Betim
Palavras-chave: Velhice, Velhice Saudável, Docentes, Qualidade de vida.

Resumo

Neste artigo destacamos o tema da velhice bem-sucedida dentro da pesquisa “Aposentadoria e Velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais”. Interessa-nos saber como os professores universitários com mais de 60 anos pensam uma velhice saudável. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou a desvelar os imaginários de 40 professores universitários com mais de 60 anos, sobre velhice, trabalho e aposentadoria, através da aplicação de questionário e análise estatística usando o SPSS. Concluímos que os professores consideram a Capacidade Psíquica para lidar com as novas situações o elemento mais importante na construção de uma velhice bem-sucedida, seguido do engajamento em atividades diversas.

Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira Moreira, PUC MINAS
Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas, Av. Itaú, nº 525 - Bairro Dom Cabral - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535012. Telefone geral: (31)3319-4568
Anna Cristina Pegoraro Freitas, PUC Minas

Mestre em Ciências da Religião - PUC Minas. Professora do Curso de Psicologia da PUC Minas/Betim.

Rosana Figueiredo Vieira, PUC Minas/Betim

3Mestre em Psicologia Social- UFMG. Professora do Curso de Psicologia da PUC Minas/Betim.

Como Citar
Moreira, J. O., Freitas, A. C. P., & Vieira, R. F. (1). Algumas considerações sobre velhice bem-sucedida na perspectiva de professores universitários brasileiros. Revista De Psicologia, 5(1), 21-31. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1006
Seção
Artigos