Qualidade de vida em universitários viajantes do interior do Ceará
Palavras-chave:
WHOQOL-Bref, qualidade de vida, universitários viajantes.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a Qualidade de Vida (QV) de universitários viajantes do interior do Ceará, considerando as variáveis semestre, situação laboral e tempo de viagem. Para tanto, contou-se com a participação de 98 estudantes de Psicologia da cidade de Sobral-CE, com média de idade de 23,9 anos (DP = 6,2; variando de 18 a 47 anos), a maioria do sexo feminino (82,7%) e de religião católica (77,6%). Para coleta de dados, foi utilizado o WHOQOL-Bref e um questionário de caráter sociobiodemográfico. As análises foram realizadas mediante software SPSS 21. Os resultados indicaram que a qualidade de vida dos estudantes pesquisados se apresentou prejudicada, e algumas das variáveis envolvidas na qualidade de vida se diferenciavam em função do semestre e da situação laboral. Entretanto, não foram observadas relações entre as variáveis e o tempo de viagem. Por fim, confia-se que os resultados encontrados, ainda que exploratórios, podem contribuir para o conhecimento acerca da qualidade de vida entre estudantes universitários, sobretudo daqueles que precisam viajar para ter acesso ao Ensino Superior.
Downloads
Referências
Alves, J. G., Tenório, M., Anjos, A. G. D., & Figueroa, J. N. (2010). Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref. Revista Brasileira de Educação Médica, 34(1), 91-96.
American Psychological Association- APA (2010). Dicionário de Psicologia: APA. São Paulo: Artmed.
Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação ao Ensino Superior: O papel moderador das expectativas acadêmicas. Lumen Educare, 1(1), 13-32.
Araújo, A. M., Teixeira, F., Amorim, D., Zenha, G., Azevedo, B., & Santos, L. (2016). Validação da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido em estudantes universitários do ensino superior privado. Psicologia, Educação e Cultura, 20 (1), 171-190
Bampi, L. N., Baraldi, S., Guilhem, D., Araújo, M. P., & Campos, A. C. (2013). Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, 37(2), 217-225.
Bezerra, T.S (2013). Vidas em trânsito: juventude rural e mobilidade(s) pelo acesso ao ensino superior (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE.
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2017). O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(4), 1-8.
Carvalho, E. A., Bertolini, S. M. M. G., Milani, R. G., & Martins, M. C. (2015). Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior/Anxiety scores in university entering and graduating students from a higher education institution. Ciência, Cuidado e Saúde, 14(3), 1290-1298.
Catunda, M. A., & Ruiz, V. M. (2008). Qualidade de vida de universitários. Pensamento plural, 2(1), 22-31.
Facundes V. L. D.; Ludemir, A. B (2005). Common mental disorders among health care students. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, 27(3), 194-200.
Faria, J. R., Ferreira, M. G., Garcia, L. L., & Tavares, B. B. (2014). O consumo de álcool e a qualidade de vida de universitários da área da saúde. Arquivos de Ciências da Saúde, 21(2), 82-88.
Fiorotti, K. P., Rossoni, R. R., Borges, L. H., & Miranda, A. E. (2010). Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 59(1), 17-23.
Fleck MP, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al (2000). Application of the Portuguese version of the abbreviated instrument of quality life WHOQOL-Bref. Revista de Saúde Pública, 34(2), 178-83.
Fontana, R. T., & Brigo, L. (2011). Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha. Escola Anna Nery, 16(1), 128-33.
Freitas, I. C. M., & Braga, J. R. M. (2013). Os universitários viajantes: suas práticas e sociabilidades. O público e o privado, 1(21),91-108.
Lantyer, A. D. S., Varanda, C. C., Souza, F. G. D., Padovani, R. D. C., & Viana, M. D. B. (2016). Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2), 4-19.
Maciel, E. S. et al. (2013). Correlação entre nível de renda e os domínios da qualidade de vida de população universitária brasileira. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 5 (1), 53-62
Manzato, L. et al (2011). Consumo de álcool e qualidade de vida em estudantes universitários. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, 9(1), 37-53
Mendes-Netto, R. S., da Silva, C. S., Costa, D., & Raposo, O. F. (2013). Nível de atividade física e qualidade de vida de estudantes universitários da área de saúde. Revista de Atenção à Saúde, 10(34), 47-55.
Mendonça, S.H & Araújo, L. S. (2016) Esgotamento profissional e qualidade de vida no trabalho: uma revisão integrativa. Psicologias, 1(2), 1-19.
Moura, I. H., Nobre, R., Cortez, R. M. A., Campelo, V., de Macêdo, S. F., & Silva, A. R. V. (2016). Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(2), 1-7.
Paro, C. A., & Bittencourt, Z. Z. (2013). Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica., 37(3), 366-375.
Petrini, A. C., Margato, G., & Junior, G. D. (2013). Avaliação da percepção da qualidade de vida de jovens universitários: comparativo entre graduandos do turno diurno e noturno. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 5(3),1-8.
Pinho, A. P. M .Tupinambá, A. C. R & Bastos, A. V. B.,(2016). O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica. Revista de Psicologia, v.7, n.1, 51-64.
Sakae, T. M., Padão, D. L., & Jornada, L. K. (2010). Sintomas depressivos em estudantes da área da saúde em uma Universidade no Sul de Santa Catarina–UNISUL. Revista AMRIGS, 54(1), 38-43.
Santos, A. K, Reis, C. C., Chaud, D. M., & Morimoto, J. M. (2014). Qualidade de Vida e Alimentação de Estudantes Universitários que moram na região central de São Paulo sem a presença dos pais ou responsáveis, 7(10), 76-99.
Santos, W. S. D., Gouveia, V. V., Fernandes, D. P., Souza, S. S. B. D., & Grangeiro, A. S. D. M. (2012). Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT): exploring its psychometric parameters. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 61(3), 117-123.
Saupe, R., Nietche, E. A., Cestari, M. E., Giorgi, M. D. M., & Krahl, M. (2004). Quality of life of nursing students. Revista latino-americana de enfermagem, 12(4), 636-642.
Silva, A., & Neto, J. L (2014). Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários/Association between levels of physical activity and common mental disorder in university students. Motricidade, 10(1), 49-60.
Silva, R. S., & Costa, L. A. (2015). Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários da área da saúde. Encontro: Revista de Psicologia, v. 15, n.23, 105-112.
Silveira, C., Norton, A., Brandão, I. & Roma-Torres, A. (2011). Saúde mental em estudantes do ensino superior. Acta Médica Portuguesa, 24(S2), 247-256
Skevington, S. M., & McCrate, F. M. (2012). Expecting a good quality of life in health: assessing people with diverse diseases and conditions using the WHOQOL‐BREF. Health Expectations, 15(1), 49-62.
Soares, A. B., Francischetto, V., Dutra, B. M., Miranda, J. M. D., Nogueira, C. C. D. C., Leme, V. R....et al (2014). O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, 19(1), 49-60.
Soares, A. B., Mourão, L., Santos, A. A., & Mello, T. V. (2016). Habilidades Sociais e Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários. Interação em Psicologia, 19(2), 211-223.
Soares, A. M., Pereira, M., & Canavarro, J. P. (2014). Saúde e qualidade de vida na transição para o ensino superior. Psicologia, Saúde & Doenças, v.15, n.2, 356-379.
Souza, M. S., Baptista, A. S. D., & Baptista, M. N. (2015). Relação entre suporte familiar, saúde mental e comportamentos de risco em estudantes universitários. Acta colombiana de Psicologia, 13(1), 143-154.
Teixeira, M. A. P., Castro, G. D., & Piccolo, L. (2007). Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, 11(2), 211-220.
Tombolanato, M. C (2005). Qualidade de vida e sintomas psicopatológicos do estudante universitário trabalhador. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas- SP.
Torquato, J. A., Goulart, A. G., Vicentin, P., & Correa, U. (2010). Avaliação do estresse em estudantes universitários. InterSciencePlace, 1(14), 140-154
Veiga, C., Cantorani, J. R. H., & Vargas, L. M. (2016). Qualidade de vida e alcoolismo: um estudo em acadêmicos de licenciatura em educação física. Conexões, 14(1), 20-34.
Waiselfisz, J. J (2015). Mapa da violência 2015: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil. Brasília, DF: Instituto Sangari.
Whoqol Group (1995). The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science & Medicine, 1(41), 403-410.
Whoqol Group (1998). Development of the World Health Organization WHOQOL-BREF quality of life assessment. Psychological medicine, 28(3), 551-558.