(Des)articulações e (im)possibilidades de uma clinica escola em rede: uma reflexão ética e política / (Dis)Joints and (Im)Possibilities of a Net School Clinic: An Ethical and Political Reflection

Autores

Resumo

Esse artigo trata-se de um relato de pesquisa que objetivou investigar possibilidades de articulação entre a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC e o trabalho em rede dos Centros de Atenção Psicossocial na Saúde Mental (CAPS) de Fortaleza em seus aspectos éticos e políticos, por meio da compreensão do trabalho em rede e do funcionamento dos serviços de saúde, principalmente na atenção secundária. e, por fim, a verificação se a Clínica Escola pode ser integrar a rede de saúde. Foram realizadas entrevistas junto a ex-coordenadora da Clínica Escola da UFC, a coordenadora atual da Clínica Escola da UFC e assessora da Célula de Atenção à Saúde Mental. Foram encontrados pontos importantes de reflexão, entre eles a relevância do buscar entendimento sobre o funcionamento da Clínica Escola de Psicologia da UFC e do trabalho em rede como chave para fortalecer as interações e propiciar um engajamento maior dos dispositivos de saúde, bem como, oportunizar a prestação de um atendimento mais qualificado e assertivo a sociedade. Todavia, ainda existe um longo caminho a percorrer que perpassa por ações e políticas públicas conjuntas, bem como, o esforço e interesse dos membros de ambas as instituições (prefeitura e SEP/clínicas-escolas) para que haja a inclusão destas na rede de saúde.

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Biografia do Autor

Débora Brenda Carneiro de Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Formação em Gestalt-Terapia com Crianças e Adolescentes (2018). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (2019).

Michelle Steiner dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina .  Membro do NEDECC - Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Conhecimento e Consciência, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Clínica, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Ingrid Bezerra da Costa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

de Souza, D. B. C., Steiner dos Santos, M., & da Costa, I. B. (2019). (Des)articulações e (im)possibilidades de uma clinica escola em rede: uma reflexão ética e política / (Dis)Joints and (Im)Possibilities of a Net School Clinic: An Ethical and Political Reflection. Revista De Psicologia, 10(1), 161–173. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33612