Notas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de duas obras cinematográficas / Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.17

Resumo

Este artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do curso do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa do Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email: tibx211@yahoo.com.br

Renata Maioli Rodrigues Gastaldi, Faculdade Pitágoras

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Londrina

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Silva, R. B., & Gastaldi, R. M. R. (2020). Notas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de duas obras cinematográficas / Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works. Revista De Psicologia, 11(1), 211–224. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.17