Oficinas de Alfabetização com usuários de um CAPS-AD / Literacy workshops with users of a CAPS-AD
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.14Resumo
O presente artigo objetiva relatar uma experiência de intervenção que consistiu na realização de Oficinas de Alfabetização com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD). Partindo da articulação teórica entre os referenciais da atenção psicossocial e da pedagogia crítica, o artigo apresenta um estudo do tipo relato de experiência no qual empregou-se a metodologia da observação participante. As Oficinas de Alfabetização ocorreram ao longo do segundo semestre de 2019. Entre os principais resultados da intervenção estão a formação de vínculos entre os participantes e a constituição de um espaço de compartilhamento das suas percepções sobre os processos educacionais e a exclusão em uma sociedade letrada. O uso de metodologias ativas na realização das oficinas resultou em satisfatória adesão dos participantes. Além disso, destaca-se a autonomia como ferramenta metodológica e resultado importante nas práticas educacionais de jovens e adultos. Por fim, o artigo argumenta a importância das Oficinas de Alfabetização como recursos estratégicos na clínica ampliada de saúde mental e sinaliza a necessidade de mais estudos sobre a alfabetização no âmbito da atenção psicossocial.
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