Laudo e Diagnóstico como Dispositivos de (Ex)Inclusão Escolar: Uma Revisão Sistemática // Report and Diagnosis as Devices of School (Ex)inclusion: A Systematic Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023009

Palavras-chave:

Laudo, Diagnóstico, Inclusão escolar

Resumo

Este artigo de revisão sistemática analisou produções e pesquisas científicas a respeito de práticas escolares que fazem uso de laudos e diagnósticos no contexto da inclusão escolar no Brasil, no período de 2009 a 2019, objetivando acessar as contingências desse uso enquanto um dispositivo de (ex)inclusão. Para tanto, foi realizada busca no Portal Periódicos CAPES, utilizando os descritores "diagnóstico" and “educação especial”, “diagnóstico” and “inclusão escolar”, “laudo” and “educação especial” e “laudo” and “inclusão escolar”, o que resultou em 261 artigos submetidos à Revisão por Pares. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, obteve-se a amostra final de 13 artigos, publicados em 8 periódicos, com predominância das regiões Sul e Centro-Oeste, e equilíbrio entre estudos teóricos e empíricos. De um modo geral, os estudos apresentam dois tipos de posicionamentos a respeito do uso de laudos e diagnósticos nas práticas de inclusão: reconhecem efeitos patologizantes e limitantes; mas também identificam situações em que laudos e diagnósticos se fazem necessários. As práticas tematizadas dão pistas de que a inclusão como educação para todos se impõe ainda como um desafio a educadores e pesquisadores da área.

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Biografia do Autor

Luciana Queiroz Fontenele, Universidade de Fortaleza

Luciana Queiroz Fontenele (FONTENELE). Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza – CE. Brasil. E-mail: lucianaqf@unifor.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0778-0121

Leticia Leite Bessa, Universidade de Fortaleza

Letícia Leite Bessa (BESSA). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza – CE. Brasil. E-mail: leticiabessa@unifor.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0502-1965

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará/Centro Universitário Vale do Salgado/Universidade Estadual do Ceará

Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO). Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE. Brasil. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894 

José Alves Souza Filho, Universidade Federal do Pará

José Alves de Souza Filho (SOUZA FILHO). Doutor em psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE. Professor da Universidade Federal do pará (UFPA), Belém-PA, Brasil. E-mail: josefilhoss@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8059-9196

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Luciana Lobo Miranda (MIRANDA). Doutora em Psicologia pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE. Brasil. E-mail: luciana.miranda@ufc.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098  

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Fontenele, L. Q., Bessa, L. L., Lavor Filho, T. L. de, Souza Filho, J. A. ., & Miranda, L. L. (2023). Laudo e Diagnóstico como Dispositivos de (Ex)Inclusão Escolar: Uma Revisão Sistemática // Report and Diagnosis as Devices of School (Ex)inclusion: A Systematic Review. Revista De Psicologia, 14, e023009. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023009