Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários

Lucas Felix Calandrim, Adriana Breves dos Santos, Lais Rodrigues de Oliveira, Luciana Gonçalves Massaro, Cleuza Aparecida Vedovato, Ana Paula Boaventura

Abstract


Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros.Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores deuma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade emduas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.

Keywords


Primeiros Socorros; Emergências; Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde.

Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v18i3.20044

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


SciELO - Scientific Electronic Library OnlineResultado de imagem para Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem