Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários

Authors

  • Lucas Felix Calandrim Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
    • Adriana Breves dos Santos Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
      • Lais Rodrigues de Oliveira Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
        • Luciana Gonçalves Massaro Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
          • Cleuza Aparecida Vedovato Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
            • Ana Paula Boaventura Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

              Keywords:

              Primeiros Socorros, Emergências, Saúde Escolar, Educação em Saúde, Promoção da Saúde.

              Abstract

              Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros.Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores deuma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade emduas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.

              Downloads

              Download data is not yet available.

              Author Biographies

              • Lucas Felix Calandrim, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
                Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
              • Adriana Breves dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
                Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
              • Lais Rodrigues de Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
                Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil
              • Luciana Gonçalves Massaro, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
                Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil.
              • Cleuza Aparecida Vedovato, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
                Enfermeira da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil
              • Ana Paula Boaventura, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
                Professor Doutor Coordenador da Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

              Published

              2017-08-21

              Issue

              Section

              Letters to the editor

              How to Cite

              1.
              Calandrim LF, Santos AB dos, Oliveira LR de, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene [Internet]. 2017 Aug. 21 [cited 2026 May 25];18(3):292-9. Available from: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044