Análise da temática sexualidade no contexto escolar com professores da educação básica

Authors

  • Laine Gomes Chaveiro
  • Laurena Moreira Pires
  • Marcos André Matos
  • Sheila Araújo Teles
  • Sandra Maria Brunini Souza
  • Márcia Maria Souza

Keywords:

Descritores, Sexualidade, Saúde Escolar, Educação Continuada, Docentes.

Abstract

Objetivo: identificar conteúdos referentes à temática sexualidade nas redes municipal e estadual de ensino; e identificar as dificuldades e necessidades dos professores na abordagem da temática. Métodos: estudo transversal com 79 professores das instituições de ensino utilizando questionário autoaplicável. Para análise utilizou-se como desfecho pertencer à rede municipal ou estadual de ensino. Resultado: a maioria dos professores trabalha na rede estadual de ensino. A temática sexualidade não é trabalhada conforme recomendação do Parâmetro Curricular Nacional. Os professores da rede municipal trabalham mais o tema gravidez (p=0,04), e mais citado por professores da rede estadual para capacitação (p=0,03). A maioria não tem experiência e capacitação na temática (p=0,04). Conclusão: são necessárias parcerias com a área da saúde para instrumentalização do professor. É importante também reconhecer a atuação do enfermeiro no trabalho da educação sexual como componente essencial na integralidade do cuidado para fortalecer a área da saúde do escolar.

 

Published

2015-11-10

How to Cite

Chaveiro, L. G., Pires, L. M., Matos, M. A., Teles, S. A., Souza, S. M. B., & Souza, M. M. (2015). Análise da temática sexualidade no contexto escolar com professores da educação básica. Rev Rene, 16(5), 690–698. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2829

Issue

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Research Article

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