Mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar

Andréia Guerra Siman, Simone Graziele Silva Cunha, Maria José Menezes Brito

Resumo


Objetivo: compreender as mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar.Métodos: estudo de caso. Participaram do estudo 12 gerentes de um hospital acreditado com Excelência.Coleta de dados realizada com entrevistas, roteiro semiestruturado e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: em relação às mudanças nas ações gerenciais foram constituídas de forma significativa três categorias: Organização do trabalho com ferramentas da qualidade; Ações gerenciais antes e após a acreditação; e Desafios enfrentados ao modificar as ações gerenciais. Conclusão: a acreditação mobilizou mudanças nas ações gerenciais com adoção de instrumentos da qualidade utilizados para organizar o trabalho e a responsabilização das pessoas envolvidas no processo. Entretanto, surgiram desafios a serem superados pelos gerentes para alcançar a acreditação.

Palavras-chave


Acreditação; Gestão da Qualidade; Gerência; Hospitais.

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