Mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar
Palavras-chave:
Acreditação, Gestão da Qualidade, Gerência, Hospitais.Resumo
Objetivo: compreender as mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar.Métodos: estudo de caso. Participaram do estudo 12 gerentes de um hospital acreditado com Excelência.Coleta de dados realizada com entrevistas, roteiro semiestruturado e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: em relação às mudanças nas ações gerenciais foram constituídas de forma significativa três categorias: Organização do trabalho com ferramentas da qualidade; Ações gerenciais antes e após a acreditação; e Desafios enfrentados ao modificar as ações gerenciais. Conclusão: a acreditação mobilizou mudanças nas ações gerenciais com adoção de instrumentos da qualidade utilizados para organizar o trabalho e a responsabilização das pessoas envolvidas no processo. Entretanto, surgiram desafios a serem superados pelos gerentes para alcançar a acreditação.Downloads
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Publicado
2016-04-30
Como Citar
1.
Siman AG, Cunha SGS, Brito MJM. Mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar. Rev Rene [Internet]. 30º de abril de 2016 [citado 11º de setembro de 2025];17(2):165-7. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2992
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa