Condição seminal de tecnologias leves da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: análise dos vídeos de You Tube.

Autores

Resumo

Objetivo: Objetiva-se analisar os tipos de tecnologias nos vídeos do YouTube sobre Residência Multiprofissional em Saúde da Família a partir das definições de Merhy. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, realizada no site de compartilhamento de vídeos, YouTube. A busca dos vídeos foi realizada em janeiro de 2017 por meio das palavras chave “Residência Multiprofissional em Saúde da Família”. Resultados: Ao todo, foram analisados 17 vídeos quanto aos indicadores: tempo de duração; autor; ano da postagem; categoria e tipos de tecnologias. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família aparece na maioria dos vídeos como uma potência de formação em serviço para produzir arranjos pedagógicos que apresentem formas diferentes de aprender e que provoquem outras possibilidades de inaugurar vínculos e trabalhar com ações estabelecidas a partir do encontro entre usuários-profissionais-alunos-professores. Conclusão: Semear tecnologias leves é uma das ideias força da formação em serviço como o que se propõe a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, mas os terrenos precisam ser férteis para que a produção do cuidado seja de fato pautada na vinculação e no acolhimento.

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Biografia do Autor

Lorrainy Da Cruz Solano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Prefeitura Municipal de Mossoró / Faculdade Nova Esperança de Mossoró

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pela UFRN. Enfermeira assistencial da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró-RN. Docente da Faculdade Nova Esperança de Mossoró. Tutora das Residências em Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Luísa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Enfermagem

Isabelle Katherinne Fernandes Costa Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Enfermagem

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pelo Programa Interunidades da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP-EERP-EPCH), Pós-Doutor em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD-U-ÉVORA), Évora/Portugal. Professor Associado IV do Curso de Graduação em Enfermagem e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2018-11-08