Desenvolvimento de tecnologia educativa sobre desempenho neuromotor de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a4

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor infantil (DMI) abrange diferentes componentes da motricidade como equilíbrio, esquema corporal e coordenação. Tecnologias educativas vem sendo cada vez mais aliadas no processo de facilitação do ensino no âmbito infantil. Objetivo: Desenvolver um material virtual de aprendizagem sobre desempenho neuromotor de crianças. M´étodo: Trata-se de uma pesquisa na modalidade de desenvolvimento de Tecnologia em Saúde, sobre o desemprenho neuromotor de crianças. O estudo foi desenvolvido na cidade de Fortaleza/CE entre agosto de 2018 a junho de 2019. Resultados: Foram desenvolvidas ilustrações com base em fotografias reais e de imagens retiradas de livros, recriando as posições de cada mês do desenvolvimento do bebê. O material foi disponibilizado para download gratuitamente na loja virtual Google play, compatível com aparelhos que operam por tecnologia do tipo androides. O material está apto a ser disponibilizado com o título de baby motor. Conclusão: Há uma lacuna no campo virtual de tecnologias educativas na temática desenvolvimento motor infantil, que são necessárias como ferramenta de apoio aos pais, cuidadores e profissionais que lidam com esse público. O material desenvolvido funcionará como ferramenta de suporte na promoção à saúde e prevenção de agravos no curso dessa fase da vida de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Bezerra, Centro universitário Estácio do Ceará

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Atualmente, é integrante do Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções de Joelho (PAPO-Joelho) em que desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal do Ceará; Aluna voluntária do programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Estácio do Ceará em parceria com a Universidade Estadual do Ceará; Voluntária do Laboratório de Expressão Gênica (LABIEX) da Universidade Estadual do Ceará; Membro do Grupo de Pesquisa Biociências e Movimento no Centro Universitário Estácio do Ceará; Aluna Voluntaria do Projeto Escola de Postura e Terapia Manual (2018); Aluna Voluntária do Programa de responsabilidade social UREDAPE (Unidade de Reabilitação e Disfunções do Assoalho Pélvico) (2017); Aluna Voluntária do Programa de Responsabilidade Social Projeto Instituto Sênior Fic (2016) e Aluna Voluntária do Programa Social Projeto de Assistência á Mulher Mastectomizada (2016) na mesma IES.

Hitallo Lima, Centro Universitário Estácio do Ceará

Fisioterapeuta graduado pelo centro universitário estácio do ceará no perído letivo de 2019.1.

Cleoneide Oliveira, Centro Universitário Estácio do Ceará

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Educação em Saúde pela mesma instituição e Doutorado pela Associação ampa UECE-UNIFOR-UFC em Saúde Coletiva. É fisioterapeuta da UTI da Irmandade Beneficente Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza; Professor titular I do Centro Universitario Estácio do Ceará. Tem experiência na área de Fisioterapia em UTI, Oncologia, Saúde da Mulher, Saúde coletiva, Mastologia, Gerontologia, Saúde da Família. Conselheira Nacional de Saúde - -2016/2018 E 2018/ 2020; Membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP; coordenadora adjunta da CIRHT -comissão intersetorial do CNS. Presidente da Associação dos Celíacos do Brasil- Seção Ce -2015-2017;Presidente da Federação Nacional das Acelbras- FENACELBRA 2018/2020. 

Ismênia Brasileiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Fisioterapeuta (Universidade de Fortaleza /1996), Especialista Neurofuncional reconhecida pelo COFFITO, Pós-graduada em Psicomotricidade, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Saúde Coletiva (Ampla UECE/UFC/ UNIFOR). Professora Titular I do curso de graduação em fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em saúde da criança e saúde coletiva. 

Downloads

Publicado

2019-12-20