Desenvolvimento de tecnologia educativa sobre desempenho neuromotor de crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a4

Resumen

Introdução: O desenvolvimento motor infantil (DMI) abrange diferentes componentes da motricidade como equilíbrio, esquema corporal e coordenação. Tecnologias educativas vem sendo cada vez mais aliadas no processo de facilitação do ensino no âmbito infantil. Objetivo: Desenvolver um material virtual de aprendizagem sobre desempenho neuromotor de crianças. M´étodo: Trata-se de uma pesquisa na modalidade de desenvolvimento de Tecnologia em Saúde, sobre o desemprenho neuromotor de crianças. O estudo foi desenvolvido na cidade de Fortaleza/CE entre agosto de 2018 a junho de 2019. Resultados: Foram desenvolvidas ilustrações com base em fotografias reais e de imagens retiradas de livros, recriando as posições de cada mês do desenvolvimento do bebê. O material foi disponibilizado para download gratuitamente na loja virtual Google play, compatível com aparelhos que operam por tecnologia do tipo androides. O material está apto a ser disponibilizado com o título de baby motor. Conclusão: Há uma lacuna no campo virtual de tecnologias educativas na temática desenvolvimento motor infantil, que são necessárias como ferramenta de apoio aos pais, cuidadores e profissionais que lidam com esse público. O material desenvolvido funcionará como ferramenta de suporte na promoção à saúde e prevenção de agravos no curso dessa fase da vida de crianças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Flávia Bezerra, Centro universitário Estácio do Ceará

    Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Atualmente, é integrante do Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções de Joelho (PAPO-Joelho) em que desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal do Ceará; Aluna voluntária do programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Estácio do Ceará em parceria com a Universidade Estadual do Ceará; Voluntária do Laboratório de Expressão Gênica (LABIEX) da Universidade Estadual do Ceará; Membro do Grupo de Pesquisa Biociências e Movimento no Centro Universitário Estácio do Ceará; Aluna Voluntaria do Projeto Escola de Postura e Terapia Manual (2018); Aluna Voluntária do Programa de responsabilidade social UREDAPE (Unidade de Reabilitação e Disfunções do Assoalho Pélvico) (2017); Aluna Voluntária do Programa de Responsabilidade Social Projeto Instituto Sênior Fic (2016) e Aluna Voluntária do Programa Social Projeto de Assistência á Mulher Mastectomizada (2016) na mesma IES.

  • Hitallo Silva, Centro Universitário Estácio do Ceará

    Fisioterapeuta graduado pelo centro universitário estácio do ceará no perído letivo de 2019.1.

  • Cleoneide Oliveira, Centro Universitário Estácio do Ceará

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Educação em Saúde pela mesma instituição e Doutorado pela Associação ampa UECE-UNIFOR-UFC em Saúde Coletiva. É fisioterapeuta da UTI da Irmandade Beneficente Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza; Professor titular I do Centro Universitario Estácio do Ceará. Tem experiência na área de Fisioterapia em UTI, Oncologia, Saúde da Mulher, Saúde coletiva, Mastologia, Gerontologia, Saúde da Família. Conselheira Nacional de Saúde - -2016/2018 E 2018/ 2020; Membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP; coordenadora adjunta da CIRHT -comissão intersetorial do CNS. Presidente da Associação dos Celíacos do Brasil- Seção Ce -2015-2017;Presidente da Federação Nacional das Acelbras- FENACELBRA 2018/2020. 

  • Ismênia Brasileiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

    Fisioterapeuta (Universidade de Fortaleza /1996), Especialista Neurofuncional reconhecida pelo COFFITO, Pós-graduada em Psicomotricidade, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Saúde Coletiva (Ampla UECE/UFC/ UNIFOR). Professora Titular I do curso de graduação em fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em saúde da criança e saúde coletiva. 

Publicado

2019-12-20