Desenvolvimento de jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico
Palavras-chave:
Educação em saúde, Educação em enfermagem, Enfermagem perioperatóriaResumo
Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, na modalidade desenvolvimento de tecnologia educacional, realizada por uma acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), monitora de Enfermagem Perioperatória com Ênfase em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. O jogo foi construído no mês de novembro de 2019, à luz da literatura disponível sobre posicionamento cirúrgico, considerando o conceito de Tecnologia Cuidativo-Educacional (TCE). Foram utilizados materiais de papelaria e recursos de impressão gráfica. Resultado: O material desenvolvido foi um jogo de tabuleiro do tipo trilha, intitulado "Adivinha a posição!”, que se utiliza da dinâmica do jogo com imagens e perguntas sobre as posições cirúrgicas para abordagem educativa de forma lúdica. Conclusão: O processo de construção deste jogo foi relevante para o processo ensino-aprendizagem na monitoria, pois agregou envolvimento intenso com a produção manual associada ao estudo teórico acerca da utilização de novas tecnologias de ensino no contexto da saúde.
Downloads
Referências
Marcacine KO, Orati PL, Abrão ACFV. Educação em saúde: repercussões no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido. Rev bras enferm. [Internet]. 2012 Feb [citado em 23 de mai 2020]; 65(1):141-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000100021&lng=en
Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev bras educ med [internet]. 2015 mar [citado em 24 de jan 2020]; 39(1): 143-150. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143&lng=en&nrm=iso>
Morán J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens [internet]. 2015 [citado em 26 de mar 2020]; 2(1):15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
Quelhas IM, Pinheiro FM, & Funchal ACL. Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem. Rev Enfer Atual InDerme [internet]. 2019 abr [citado em 23 de mai 2020]; 87(25). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/194/95
Mariano MR, Pinheiro AKB, Aquino OS, Ximenes LB, Pagliuca LMF. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2013 Jan./Mar. [citado em 26 de mar 2020]; 15(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17814/15546
Santos Teles PR dos, de Sousa MEM, Ferreira UR, & Henriques ACPT. Desenvolvimento de jogo educativo para ensino da assistência ao parto na Enfermagem. Rev Diálogos Acadêmicos [internet]. 2018 jul/dez [citado em 23 de mai 2020]; 6(2). Disponível em: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/146/154
Ferreira EB, Melo LSS, de Souza EWF, Modesto BCM, Valença MP, & de Souza CFQ. Evaluation of academics on nursing teaching and learning in a material and sterilization center. Rev SOBECC [internet]. 2018 [citado em 27 de mai 2020]; 23(4), 178-183. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/421/pdf
Teixeira E, Nascimento MHM. Pesquisa metodológica: perspectivas operacionais e densidades participativas. Teixeira E, org. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Vol 2. Porto Alegre: Moriá, 51-61; 2020.
Teixeira E. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Porto Alegre: Moriá, 2017. 10.
Canva. 2020 [citado em 24 de jan 2020]. Disponível em: https://www.canva.com
Grübel JM, Bez MR. Jogos Educativos. RENOTE-Revista Novas tecnologias na Educação [internet]. 2006 [citado em 24 de jan 2020]; 4(2). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/14270/8183
Maddineshat M, Yousefzadeh MR, Mohseni M, Maghsoudi Z, Ghaffari ME. Teaching ethics using games: Impact on Iranian nursing students' moral sensitivity. Indian J Med Ethics [internet]. 2019 [citado em 26 de jan 2022]; 4(1): 14-20. Disponível em: https://ijme.in/articles/teaching-ethics-using-games-impact-on-iranian-nursing-students-moral-sensitivity/?galley=pdf
Johnsen HM, Fossum M, Vivekananda-Schmidt P, Fruhling A, Slettebø Å. Developing a Serious Game for Nurse Education. J Gerontol Nurs[internet]. 2018 Jan [citado em 26 jan 2022];44(1):15-19. doi:10.3928/00989134-20171213-05
Castro MJ, López M, Cao MJ, Fernández-Castro M, García S, Frutos M, Jiménez JM. Impacto dos jogos educativos nos resultados académicos de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. PLoS Um[internet]. 2019[citado em 26 de jan 2022];14(7):e0220388. doi: 10.1371/journal.pone.0220388.
Borges FR; Costa LCS; Avelino CCV; Freitas LA; Kirner C; Goyatá SLT. Avaliação de uma tecnologia educacional utilizando a realidade aumentada para o ensino sobre visita domiciliar. Revista Enfermagem UERJ[internet], [S.l.], v. 27, p. e37485, dez. 2019[citado em 26 jan 2022]. ISSN 0104-3552. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/37485
Fernandes JR, Silva VCF, Verissimo WP, Vianna NT, Carneiro ML. Educação em saúde: o papel do enfermeiro como educador em saúde no cenário de IETC. Rev da Jopic [internet] 2017 [citado em 24 de jan 2020]; 2(4):2-10. Disponível em: http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/928/670
Santana, FR. Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás. Revista Eletrônica De Enfermagem [internet] 2009 [citado em 27 de mai 2020]; 10(1). Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15suppl1/1653-1664/
Souza ACC de, Moreira TMM, Oliveira ESd, Menezes AVBd, Loureiro AMO, Silva CBdA, et al. Effectiveness of Educational Technology in Promoting Quality of Life and Treatment Adherence in Hypertensive People. PLoS ONE 11 [internet]. 2016 [citado em 27 de mai 2020]; 11(11): e0165311. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5112805/pdf/pone.0165311.pdf
Mendonça SCB, Zanetti ML, Sawada NO, Barreto IDC, Andrade JS, Miyar LO. Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Rev. Latino-Am. Enfermagem [internet]. 2017 [citado em 27 de mai 2020]; 25:e2890. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v25/pt_0104-1169-rlae-25-e2890.pdf
Girard GP, Sardinha DM, Gaia SN, de Oliveira LF, Neves GSC, Teixeira E, Nascimento MHM. Production of educational technology about systemic arterial hypertension. International Journal of Development Research [internet]. 2018 [citado em 27 de mai 2020]; 8(12): 24853-24856. Disponível em: https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/14879.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.