Metodologias alternativas de ensino para inovação nas aulas práticas de anatomia humana
Palavras-chave:
Anatomia, Educação, Materiais de EnsinoResumo
Objetivo: Apresentar a criação e utilização de materiais didáticos alternativos, com aplicação nas aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana, em turmas dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, de uma universidade pública do Vale do São Francisco. Métodos: Relato de experiência sobre a metodologia didática utilizada. Cada turma dos cursos continha 58 discentes que foram subdivididos em 2 subturmas (29 discentes cada), com aulas práticas em dias e horários diferentes. Cada subturma foi composta por 5 grupos organizados em 5 bancadas, com aproximadamente 6 estudantes. Em cada aula houve explicação sobre as peças anatômicas dos determinados sistemas e, posteriormente, foi proposta uma atividade utilizando os materiais didáticos desenvolvidos para fixação de modo interativo do conteúdo abordado. Para confecção dos modelos, utilizou-se materiais de baixo custo, sendo desenvolvido um produto para cada conteúdo da Anatomia Sistêmica. Resultados: A aderência aos materiais foi satisfatória, demonstrando aprendizado independente e prazeroso com as novas ferramentas. Os estudantes desenvolveram as atividades apresentadas, gerando novas considerações relacionadas aos conteúdos, em que a teoria foi articulada continuamente com a prática. Considerações finais: A utilização dos materiais didáticos alternativos proporcionou a participação ativa dos discentes, oferecendo meios de integrar os conteúdos, introduzindo mecanismos inovadores como alternativas na educação.
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