Metodologias alternativas de ensino para inovação nas aulas práticas de anatomia humana

Autores

Palavras-chave:

Anatomia, Educação, Materiais de Ensino

Resumo

Objetivo: Apresentar a criação e utilização de materiais didáticos alternativos, com aplicação nas aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana, em turmas dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, de uma universidade pública do Vale do São Francisco. Métodos: Relato de experiência sobre a metodologia didática utilizada. Cada turma dos cursos continha 58 discentes que foram subdivididos em 2 subturmas (29 discentes cada), com aulas práticas em dias e horários diferentes. Cada subturma foi composta por 5 grupos organizados em 5 bancadas, com aproximadamente 6 estudantes. Em cada aula houve explicação sobre as peças anatômicas dos determinados sistemas e, posteriormente, foi proposta uma atividade utilizando os materiais didáticos desenvolvidos para fixação de modo interativo do conteúdo abordado. Para confecção dos modelos, utilizou-se materiais de baixo custo, sendo desenvolvido um produto para cada conteúdo da Anatomia Sistêmica. Resultados: A aderência aos materiais foi satisfatória, demonstrando aprendizado independente e prazeroso com as novas ferramentas. Os estudantes desenvolveram as atividades apresentadas, gerando novas considerações relacionadas aos conteúdos, em que a teoria foi articulada continuamente com a prática. Considerações finais: A utilização dos materiais didáticos alternativos proporcionou a participação ativa dos discentes, oferecendo meios de integrar os conteúdos, introduzindo mecanismos inovadores como alternativas na educação.

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Biografia do Autor

Yana Luise Falcão Lins, Universidade de Pernambuco

Granduando em Nutrição pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Ana Caroline Januario Filipe, Universidade de Pernambuco

Graduando em Nutrição pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Maria Vanessa Feitoza da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Nutrição pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Diego Pires Rocha, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutorando em Educação pela UFRGS. Atualmente, é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco.

Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, Universidade de Pernambuco

Mestre em Patologia (Morfologia Aplicada)  e doutora em Nutrição pela UFPE. É professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Atualmente, é presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição e coordenadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Anatomia e Patologia da UPE. Vice líder do Grupo de Pesquisa Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina. 

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Publicado

2022-03-22