Desenvolvimento de uma plataforma andragógica baseada em simulação virtual para qualificação e avaliação de alunos da área de saúde

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Realidade Virtual, Simulação

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma educacional que emprega uma metodologia andragógica baseada em Problem Based Learning (PBL) e Realidade Virtual (RV) aplicada para qualificação e avaliação de alunos do curso técnico de enfermagem. Métodos: Para o desenvolvimento da solução foi utilizada a metodologia IVPM2 (Iterative & Visual Project Management Method) que se baseia nos princípios e práticas do gerenciamento ágil de projetos. O método possui cinco fases: visão, concepção, projeto detalhado, validação interna e externa, e por fim, encerramento e adoção. Resultados: Foram realizados testes de usabilidade para validar a aplicação da plataforma e verificar a aderência da metodologia proposta junto ao público alvo. Conclusão: O projeto buscou integrar tecnologias educacionais usando simulação virtual com uma metodologia ativa para permitir promover a personalização do ensino por meio de trilhas de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Atualmente, é professor afiliado junto ao Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP). Desde 2011, é pesquisador bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). É Doutor em computação e matemática computacional pela USP, com estágio pós doutoral na área de biotelemetria e telemonitoramento pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. É Especialista em informática em saúde pela UNIFESP. 

 

Cícero Inácio da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador e professor na área de tecnologias digitais aplicadas à saúde, mídias, cultura e educação. Foi pesquisador visitante no Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na área de tecnologias e mídias digitais. É coordenador adjunto do Núcleo Telessaúde Brasil Redes. Foi orientador na Pós-graduação (especialização) em Informática em Saúde, membro do Colegiado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), na qual também atuou como coordenador temático de EaD do curso de Saúde Mental na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro do Comitê do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo.  Atualmente, é membro do GT de Videocolaboração na RNP, atuando no campo das imagens ultradefinidas e sistemas de redes de alta velocidade. 

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Publicado

2022-06-14