Education, Poverty and Social Inequality

Discussions and methodological proposals for research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/rcs.52.1.a05

Keywords:

Educacion, Poverty, Inequalities

Abstract

Within the theme of the relationship between education, social inequalities and poverty, the purpose of the article is to present the design and methodological challenges of a research in progress on the school pathways of students linked to the Bolsa Família Program (BFP), in the states of Ceará and Paraná. The research focuses on a cohort of students who were born in 2002 and who are followed for a period of 3 years (2015 to 2017). It is a quantitative research, with transversal and longitudinal analysis, carried out in an interinstitutional and interdisciplinary way. In this step, it uses a database created from the School Attendance Monitoring System of the Bolsa Família Program (Presence System). By comparing theoretical and methodological elements, it introduces problems and mobilizes possible strategies for the treatment of information, which have the potential to explain the analyzed reality.

Author Biographies

Gabriela Schneider , UFPR

Professora no Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR. Coordenou a Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social no âmbito da UFPR entre 2018 e 2019. É membro e uma das coordenadoras Projeto Laboratório de Dados Educacionais e Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ).

Domingos Abreu, UFC

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará, pesquisador e líder da Sociedade de Estudos em Esporte. Tem trabalhado com Políticas Públicas para crianças e dolescentes em situação de rua. 

Ana Lorena de Oliveira Bruel , UFPR

Professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Planejamento e Administração Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação, educação e desigualdades, distribuição de oportunidades educacionais.

Alexandre Jeronimo Correia Lima , UFC

Professor adjunto do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, atuando especialmente na formação docente. 

Polyana Lunelli, UFPR

Mestranda em Educação, linha Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007).

Irapuan Peixoto Lima Filho, UFC

Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC).

Suellem Raquel de Freitas Bonfim, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2011), Especialização em Políticas Educacionais (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atua na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba como Pedagoga referência no Núcleo Regional de Educação (NRE) Tatuquara.  Atuou como professora da educação Infantil e dos anos iniciais do ensino Fundamental.  Também, como tutora presencial da UFPR no Curso de Aperfeiçoamento sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Polo Guarapuava).

Último trabalho publicado:
Política educacional e a infraestrutura das escolas municipais de Curitiba: um olhar a partir dos estudantes vinculados ao programa bolsa família. In: XII Reunião Científica Regional da ANPED SUL, Porto Alegre. 2018.

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Published

2021-03-01

How to Cite

Schneider , G., Abreu, D., Bruel , A. L. de O. ., Lima , A. J. C. ., Lunelli, P., Lima Filho, I. P., & Bonfim, S. R. de F. (2021). Education, Poverty and Social Inequality: Discussions and methodological proposals for research. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 52(1), 349–390. https://doi.org/10.36517/10.36517/rcs.52.1.a05