Revisitando “USP para Todos?”

desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d02

Palabras clave:

Ensino Superior, Inclusão Social, Desigualdades Educacionais, Estudantes de Baixa Renda, Acesso e Permanência na Universidade Pública

Resumen

O artigo retoma o contexto, problemáticas e desafios teóricos e metodológicos da pesquisa empírica qualitativa que culminou no livro “USP para Todos?”, a partir de um diálogo com mudanças ocorridas desde então no acesso e permanência de estudantes de baixa renda e oriundos da escola pública no ensino superior brasileiro, especialmente no público. Ao fazê-lo, discute elementos que julgamos ainda relevantes para a reflexão crítica nesse campo do conhecimento.

Biografía del autor/a

Wilson Mesquita de Almeida, UFABC

Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com bolsa FAPESP. Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de ProUni e o Ensino Superior Privado Lucrativo em São Paulo: Uma Análise Sociológica (SP: Musa/FAPESP, 2014) e USP para todos? Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas e Fruição da Universidade Pública (SP: Musa/FAPESP, 2009). É membro da Comissão Acadêmica do Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT), ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UFABC. Linhas de pesquisa: acesso e permanência no Ensino Superior; políticas públicas de inclusão e assistência estudantil no Ensino Superior; ensino superior brasileiro; ensino superior privado lucrativo; ensino superior privado; educação brasileira, desigualdades educacionais; ações afirmativas; sociologia da educação; sociologia política. 

Citas

ALMEIDA, A. M. F.; ÉRNICA, M. Inclusão e Segmentação Social no Ensino Superior Público no Estado de São Paulo (1990-2012). Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº 130, p. 63-83, jan. mar, 2015.

ALMEIDA, M. H. T. ET AL. Debate: Crise e reforma do sistema universitário. Novos Estudos Cebrap, nº 46, p. 143-167, nov. 1996

ALMEIDA, W. M. USP para todos?: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. SP: Musa/FAPESP, 2009.

___________. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo: Musa/FAPESP, 2014.

ANDIFES - FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS – FONAPRACE. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Belo Horizonte: FONAPRACE, 2009.

ANDRADE, C. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Revista Ensino Superior Unicamp, ano 3, n. 6, p. 18-27, jul. 2012.

________. ; DACHS, Norberto. Uma análise do acesso à educação no Brasil por jovens de 18 a 24 anos no período de 1995 a 2006. Revista USP, SP, n. 78, p. 32-47, junho/agosto 2008.

BARREIRO, I. ; TERRIBILI FILHO, A. Educação superior no período noturno no Brasil: políticas, intenções e omissões. Ensaio: Avaliação, Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 81-102, jan./mar. 2007.

BOSI, A. A universidade pública brasileira: perfil e acesso. In: Cadernos Adenauer, São Paulo, Vol. 6, p. 9-26, ago. 2000.

BONNET, M.; CLERC, N. Des “Héritiers” aux “nouveaux” étudiants: 35 ans de recherches. Revue Française de Pedagogie, nº 136, p. 9-19, juillet-août-septembre 2001.

BOURDIEU, P. La distincion: critérios y bases sociales del guesto. Madrid: Taurus, 1988 [1979].

________. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1999. (Organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani).

BOURDIEU, P. ; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (coord.). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 481-486.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Les Héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964.

_______. Langage et rapport au langage dans la situation pédagogique. Les Temps Modernes, n. 232, p. 435-466, septembre, 1965.

BOWL, M. Experiencing the barries: non-traditional students entering higher education. Research Papers in Education, v. 16, n. 2, p. 141-160, 2001.

CARDOSO, Ruth C. L. & SAMPAIO, Helena. Estudantes universitários e o trabalho. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Ano9, n. 26, p. 30-50, out. 1994.

CARVALHO, M. M. A Educação Superior no Brasil: o retorno privado e as restrições ao ingresso. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 15, p. 82-111, jan./abr. 2011.

CATANI, A. M., OLIVEIRA, R. P., OLIVEIRA, T. F. M. Cursos noturnos – estudos dos efeitos práticos de um dispositivo constitucional. Revista da ADUSP. 1997

CUNHA, L. A. A expansão do ensino superior: causas e consequências. Debate e Crítica, n. 5, p. 27-58, mar. 1975.

_________. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FILHO, L. M. F.; VEIGA, C. G. (orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Brasília, Capes, 2000, p. 31-42.

DAUSTER, Tania. “Uma revolução silenciosa”: notas sobre o ingresso de setores de baixa renda na universidade. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu, p. 1-22.

DURHAM, Eunice. R. O ensino superior privado no Brasil: público e privado. São Paulo: Nupes, 2003. (Documentos de Trabalho, n. 3/03).

FERNANDES, F. Distribuição das Oportunidades Educacionais no Ensino Superior. In: FERNANDES, F. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? SP: Alfa-Ômega, 1975, p. 129-136.

FILHO, Ricardo. M.; OLIVEIRA, Romualdo. P.; CAMARGO, Rubens. B. Tendências da matrícula no ensino fundamental regular no Brasil. In: OLIVEIRA, Cleiton et al. Municipalização do Ensino no Brasil: algumas leituras. BH: Autêntica, 1999, p. 37-60.

ERLICH, V. Les nouveaux étudiants: um groupe social em mutation. Paris: Armand Colin, 1998.

_____________. The ´New´ Students and The Studies and Social Life of French University Students in a Context of Mass Education. European Journal of Education, Vol. 39, n. 4, p. 485-495, 2004.

FORACCHI, M. M. O estudante universitário: resultados iniciais de uma investigação sociológica. In: A participação social dos excluídos. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 64-82.

GOUVEIA, A. Joly. Democratização do Ensino Superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 112, p. 232-244, jul./set. 1968.

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: leituras. SP: Pioneira, 2003.

HIRANO, Sedi et al. A universidade e a identidade da condição estudantil: um estudo sobre a situação sócio-econômica, níveis de saúde e modo de vida dos estudantes da USP. São Paulo, CAJU-COSEAS/USP, 1988.

HUTCHINSON, Bertram. A Origem Sócio-Econômica dos Estudantes Universitários. In: Mobilidade e Trabalho. Rio de Janeiro: Inep, 1960, p. 139-155.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: INEP.

KRUEGER, Richard. Moderating Focus Group. London: Sage, 1998.

LACERDA, Wânia Maria Guimarães. Família e filhos na construção de trajetórias escolares pouco prováveis: o caso dos iteanos. Tese (Doutorado em Educação). RJ, UFF, 2006.

LAMONT, M.; MOLNAR, V. The Study of Boundaries in the Social Sciences. Annual Rewiew Sociology, Vol. 28, p. 167-195, 2002.

LAHIRE, B. Sucesso Escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

MARQUES, A. C. H., CEPÊDA, V. A. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 42, p. 161–192, 2012.

MARTINS, C. B. O novo ensino superior privado no Brasil (1964-1980). In: MARTINS, C.B. (Org.). Ensino Superior Brasileiro: transformações e perspectivas. SP: Brasiliense, 1989, p. 11-48.

MOEHLECKE, S. Fronteiras da Igualdade no Ensino Superior: Excelência & Justiça Racial. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

MORGAN, David L. Focus Group as Qualitative Research. London, Sage, 1988.

NAEG - Núcleo de Apoio aos Estudos da Graduação. Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Observações sobre o Projeto Tempo Zero 1991-1993. São Paulo: Naeg/USP, 1993.

NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (orgs). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEN, Arabela Campos. Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90. Cad. Pesq., São Paulo, n. 86, p. 75-78, ago. 1993.

PAVÃO, A. Inclusão e Exclusão das Camadas Populares na Universidade: o papel da leitura e da escrita. RJ, 2004. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação, PUC/RIO.

PEDROSA, R. H. L. et al. Academic Performance, Student´s Background and Affirmative Action at a Brazilian University. Higher Education Managament and Policy, v.19, n. 3, p. 1-19, 2008.

PEROSA, G. S.; COSTA, T. L. Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da UNIFESP. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº 130, p. 117-137, jan. mar, 2015.

PINHO, A. G. Algumas características acadêmicas e socioeconômicas dos ingressantes na Universidade de São Paulo. 1998. Mimeografado

___________. Reflexões sobre o papel do concurso vestibular para as universidades públicas. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, 2000.

PIOTTO, D. C. As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública. São Paulo, 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

PORTES, E. A. Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares. Belo Horizonte, 1993. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

_______. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. BH, 2001. Tese (Doutorado). FAE/UFMG.

RIBEIRO, S. C.; KLEIN, R. A divisão interna da universidade: posição social das carreiras. Educação e Seleção, São Paulo, n. 5, p. 29-43, jan./jun. 1982.

RINGER, F. On Segmentation in Modern European Educational Systems: The Case of French Secondary Education. In: MULLER, D. K.; RINGER, F.; SIMON, B. The Rise of the Modern Educational System. Paris/Cambridge: Maison des Sciences de l´Homme/University of Cambridge Press, 1989.

_______. La segmentation des systèms d´enseignement – Les réformes de l´enseignement secondaire français et prussien, 1865-1920. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 149, p. 6-20, 2003.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 2001.

ROSS, Alistair et al. Higher Education and Social Class: issues of inclusion and exclusion. London: Routledge, 2003.

SAMPAIO, H. (coord.); LIMONGI, F.; TORRES, H. Eqüidade e heterogeneidade no ensino superior brasileiro. SP: NUPES/USP, 2000.

SANTOS, C. M. O Acesso ao Ensino Superior no Brasil: a questão da elitização. Ensaio, Rio de Janeiro, Vol.6, n. 19, p.237-258, abr./jun. 1998.

SETTON, M.G.J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. 1999. Mimeografado.

SOUSA E SILVA, J. “Por que uns e não outros?”: caminhada de jovens pobres para a universidade. RJ: Sette Letras, 2003.

THOMAS, L.; YORKE, M. Improving the retention of students from lower socio-economic groups. Journal of Higher Education Policy and Managament, v. 25, n. 1, p. 63-74, may 2003.

VILLAS BÔAS, G. Seleção e Partilha: excelência e desigualdades sociais na universidade. Teoria & Sociedade, n. 7, p. 95-115, junho 2001.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. In: XVIII REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, Minas Gerais, 2005, p. 1-16.

Publicado

2020-11-01

Cómo citar

Almeida, W. M. de. (2020). Revisitando “USP para Todos?” : desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro . Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 51(3), 21–62. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d02

Número

Sección

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c