Freeze-dried bacuri pulp powder: the effect of adjuvants

Autores

  • Thaila Pimentel Albuquerque Moura Universidade Federal do Ceará
  • Andrea Cardoso de Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Sueli Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Rodrigues Amorim Afonso Universidade Federal do Ceará

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos adjuvantes de secagem maltodextrina, goma Arábica e albumina sobre as características físicas e físico-químicas dos pós da polpa de bacuri liofilizada. Os adjuvantes foram adicionados à polpa na concentração de 20% (m/m), totalizando três amostras que foram desidratadas em liofilizador. Nas amostras em pó foram analisados os teores de umidade, cor pela escala CIELab, compostos fenólicos, higroscopicidade, morfologia das partículas e densidades. A fluidez dos pós foi avaliada através do índice de Carr e relação de Hausner. As umidades variaram de 2,33 a 2,76%, sendo que o pó contendo albumina apresentou a menor umidade (p < 0,05). Com relação aos parâmetros de cor das amostras houve diferença (p < 0,05) entre amostras exceto para luminosidade entre amostra contendo maltodextrina e albumina. O teor de compostos fenólicos variou de 183,22 a 386,90 mg GAE/100g de sólidos, sendo que a amostra contendo albumina apresentou o menor valor (p < 0,05). A higroscopicidade dos pós variou de 6,22 a 6,92%, as densidades variaram de 287,9 a 433,1 kg/m³ e os ângulos de atrito com a parede de 12,2 a 13,55°. O índice de Carr e relação de Hausner variaram, respectivamente, de 23,21 a 25,80% e 1,30 a 1,34. Os pós da polpa de bacuri foram classificados com fluidez aceitável, independente do adjuvante. Porém os adjuvantes interferiram na morfologia das partículas na composição do produto dos pós.

Biografia do Autor

Thaila Pimentel Albuquerque Moura, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no programa de Pós graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, UFC.

Andrea Cardoso de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Engenharia de Alimentos,Universidade Federal do Ceará. Área de processamento de alimentos, controle de qualidade de alimentos.

Sueli Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Engenharia de Alimentos,Universidade Federal do Ceará. Área de biotecnologia de alimentos e processamento de alimentos.

Marcos Rodrigues Amorim Afonso, Universidade Federal do Ceará

Departamento deTecnologia de Alimentos, área de processamento de alimentos, refrigeração de alimentos, propriedades térmicas e físicas dos alimentos

Downloads

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Engenharia de Alimentos