Doença de Kikuchi-Fujimoto: apresentação de um caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n2p53-56Palavras-chave:
Doença de Kikuchi. Doenças raras. Linfadenite histiocítica necrosante.Resumo
A doença de Kikuchi-Fujimoto (DKF) ou linfadenite histiocítica necrotizante é uma doença benigna e auto-limitada, rara, caracterizada por linfadenopatia generalizada, febre e leucopenia. É um importante diagnóstico diferencial com patologias linfoproliferativas, autoimunes, infecciosas, podendo em raros casos estar associada a estas. Relatamos o caso de um paciente de 24 anos, com quadro de febre, linfadenopatia cervical e inguinal e lesões cutaneomucosas. O Fator Anti-Nuclear (FAN) foi positivo, hemograma evidenciou pancitopenia, anti-DNA negativo. A biópsia de linfonodo inguinal evidenciou linfadenite histiocítica necrotizante. O paciente evoluiu com piora clínica por atividade de doença associada a sepse, evoluindo com pericardite aguda e tamponamento cardíaco. Realizado pulsoterapia com ciclofosfamida, com melhora substancial das manifestações cutâneas e sistêmicas. O diagnóstico de pacientes com DKF deve implicar necessariamente no seguimento para avaliação do surgimento de doenças autoimunes, assim como doenças infecciosas e linfoproliferativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.