Bloqueio de nervo safeno e nervo ciático para síndrome dolorosa complexa regional tipo II em membro inferior

Autores

  • Camila de Melo Matos Lins Becco Instituto Dr José Frota.
  • Josenília Maria Alves Gomes Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n2p58-61

Palavras-chave:

Síndrome Dolorosa Complexa Regional, Síndrome Dolorosa Complexa Regional tipo II, Ultrassonografia intervencionista, Bloqueio de nervos, Dor neuropática

Resumo

A Síndrome Dolorosa Complexa Regional (SDCR) é uma desordem dolorosa que leva a sério comprometimento na qualidade de vida dos pacientes acometidos e que, muitas vezes, necessita de abordagens mais invasivas para obter algum conforto. A técnica clássica para abordagem da SDCR em membros inferiores, ou seja, o bloqueio do gânglio simpático lombar, apesar de ser efetiva, traz algumas complicações que podem ser atenuadas ou mesmo evitadas com técnicas mais modernas e mais baratas como o bloqueio de nervos periféricos guiados por ultrassonografia. O objetivo do presente artigo é relatar o caso de um paciente com SDCR tipo II em membro inferior refratário à terapia medicamentosa que obteve sucesso terapêutico através do bloqueio dos nervos safeno e ciático guiados por ultrassonografia.

Biografia do Autor

Camila de Melo Matos Lins Becco, Instituto Dr José Frota.

Anestesiologista, Clínica da Dor.

Josenília Maria Alves Gomes, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993), possui mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Possui Título superior em anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e títulos de especialista em terapia de dor e especialista em cuidados paliativos, ambos pela Associação Médica Brasileira. Professora Adjunta do departamento de cirurgia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Médica assistente e responsável pelo Serviço de Dor do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Tem experiência como médica anestesiologista com ênfase na terapia de dor, cuidados paliativos e ensino utilizando metodologias ativas. Atua principalmente nos seguintes temas: dor crônica, neoplásica, dor funcional, dor neuropática clínica e experimental, fármacos analgésicos, técnicas de analgesia, ensino médico, educação para as profissões da saúde e gestão no SUS. Atualmente desempenha a função de gerente de assistência à saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

RELATOS DE CASO