Prevalência da doença de Darier no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p30-33Palavras-chave:
Doença de Darier, Epidemiologia, DermatologiaResumo
Objetivo: averiguar a situação epidemiológica da doença de Darier no estado do Ceará no ano de 2015. Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo quantitativo, no qual foram analisados todos os registros das consultas médicas realizadas no Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM), Fortaleza, Ceará, em 2015, através das variáveis: nome, sexo, idade, data da consulta, número do prontuário, diagnóstico presuntivo ou confirmado e a frequência do paciente no CDERM. Resultados: dos 19.576 pacientes analisados, 33 pacientes foram diagnosticados com doença de Darier, representando uma incidência de 0,1685% no serviço, enquanto que na população cearense uma incidência de 1:270.000, aproximadamente. Dentre estes pacientes, 18 eram do sexo feminino e 15 do sexo masculino. A idade média dos pacientes foi de 40,66 anos. Conclusão: a menor prevalência da doença de Darier no estado do Ceará, em discordância com a literatura, no ano de 2015, poderia ser justificada por um subdiagnóstico da doença. O atraso na idade de diagnóstico corrobora para esta hipótese. Entretanto, estudos multicêntricos e epidemiológicos maiores, tanto no Ceará como no Brasil, serão necessários para uma adequada avaliação da prevalência desta doença.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.