Desenvolvimento de um simulador de baixo custo para treinamento em microcirurgia endoscópica transanal
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e70863Schlagworte:
Cirurgia Endoscópica Transanal, Cirurgia Colorretal, Material de EnsinoAbstract
Introdução: A excisão local de tumores retais através da microcirurgia endoscópica transanal (MET) faz parte do arsenal terapêutico da coloproctologia. Embora o instrumental seja semelhante ao da laparoscopia convencional, é necessário treinamento específico, mesmo que se tenha domínio da laparoscopia. Objetivo: Descrever a confecção de um simulador para treinamento em cirurgia transanal, utilizando material de baixo custo e com ampla disponibilidade. Material e Métodos: O simulador apresentado é composto de uma estrutura feita com tubulação hidráulica de 40mm de diâmetro e uma câmera endoscópica ligada a um tablet ou computador. O reto é simulado através de um tubo feito com camadas de etileno acetato de vinila (EVA). Resultados: O simulador possibilita a execução dos procedimentos relacionados a MET e treinamento para ressecção de lesões e a sutura endo-luminal. Discussão: O simulador foi montado utilizando materiais amplamente disponíveis. Foi possível obter semelhança visual e espacial, possibilitando a realização de exercícios de treinamento para ressecção de lesões e suturas endo-luminais. Conclusão: Foi possível realizar a montagem de um simulador de baixo custo para treinamento em cirurgia endoscópica transanal, capaz de oferecer um resultado visual e um campo de trabalho semelhante ao obtido no procedimento real.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.