Relato de caso: osteomielite hematogênica subaguda (OHSA) no diagnóstico diferencial das deformidades do membro inferior em crianças
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e71412p1-5Schlagworte:
Osteomielite, Abscesso, Genu varumAbstract
A osteomielite hematogênica subaguda (OHSA) é uma patologia mal diagnosticada, caracterizada por um processo infeccioso insidioso e que cursa com mais de duas semanas de duração. Entretanto, são raros os relatos na literatura de casos que evoluem com deformidade e assimetria em membros. Objetivos: 1) descrever um caso confirmado de osteomielite subaguda em criança que evoluiu com achados clínicos incomuns; 2) descrever a epidemiologia, aspectos clínicos e radiográficos da doença, métodos de tratamento e prognóstico. Metodologia: análise retrospectiva dos dados clínicos do prontuário de paciente acompanhado durante doze meses no ambulatório de ortopedia do Hospital Universitário Walter Cantídio. Resultados: Paciente de 11 anos, feminino, procedente de Mucambo-CE, com queixa de dor e deformidade no joelho direito há dois anos. O aspecto radiográfico com lesão lítica bem definida acompanhada de esclerose perilesional na transição meta-epifisária medial do joelho direito e deformidade em varo. Aspecto histológico da biópsia óssea sugestivo de processo inflamatório crônico. Tratamento com antibioticoterapia, curetagem, enxertia gordurosa e epifisiodese lateral. Conclusão: o diagnóstico da osteomielite subaguda requer uma grande expertise clínica. Na maioria das vezes, não ocorre invasão fisária. Entretanto, neste relato temos uma descrição de um abscesso de Brodie rompendo a linha meta-epifísária e cursando com deformidade e dismetria.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.