18 anos da liga de emergência da UFC: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78755p1-4Schlagworte:
Faculdades de Medicina, Medicina de emergência, Reanimação cardiopulmonarAbstract
A Liga de Emergência é um projeto de extensão universitária, criado em 2003, vinculado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina e à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Objetivo: relatar a experiência desse projeto, que completou 18 anos de existência em 2021, e seu impacto social por meio da disseminação do conhecimento de emergências médicas, principalmente relacionado ao Suporte Básico de Vida. Metodologia: análise de registros internos ao longo dos anos. Resultado: realização de diversas ações baseadas no tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, incluindo cursos, estágios, trabalhos e simulações em emergência. Durante os anos de existência, mais de 100 acadêmicos de medicina já participaram do projeto e cerca de 10.000 pessoas foram capacitadas por meio das atividades de extensão promovidas. Conclusão: acredita-se que o projeto tem grande relevância social, contribuindo para a formação médica em urgência e emergência dos ligantes e para aquisição de importante conhecimento tanto pelo público leigo quanto por acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.