Metástase axilar como apresentação de melanoma oculto: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n2p38-43Keywords:
Melanoma, Metástase linfática, Excisão de linfonodoAbstract
Objetivo: relatar um caso de linfonodomegalia axilar metastática como apresentação de melanoma oculto diagnosticado em uma paciente no Hospital Universitário Walter Cantidio (HUWC-UFC) em 2017. Metodologia: resgatou-se o prontuário no Serviço de Arquivos Médicos do HUWC, onde a paciente foi atendida em ambulatório de Cirurgia Oncológica e realizada cirurgia de ressecção de tumor em axila. Iniciou-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional, abrangendo relatos de caso, estudo de casos, artigos de revisão escritos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultados: paciente, 60 anos, sexo feminino, chegou ao ambulatório de cirurgia oncológica do HUWC com linfonodomegalia axilar direita, dolorosa, diâmetro de aproximadamente 10 cm, com 6 meses de evolução. Traz resultado de histopatológico de março 2017 mostrando linfadenectomia axilar metastática com células em anel de sinete. Imuno-histoquímica sem alterações que direcionasse o diagnóstico. Pesquisada e descartada neoplasia gástrica. Iniciou-se quimioterapia para neoplasia de mama sem resposta adequada. Solicitado revisão de imuno-histoquímica que agora demonstra positividade para Mel-CAM. Realizada exérese de linfonodomegalia axilar direita com margens cirúrgicas. Conclusões: temos uma frequência de 3,2% de melanoma metastático com tumor primário oculto sendo relevante e necessário relatos de casos para constante discussão deste tema.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.