Protocolo de Controle Glicêmico Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n3p77-91Keywords:
glicemia, cetoacidose diabetica, hiperglicemia, hipoglicemia, diabetes, equipe de assistência ao pacienteAbstract
A hiperglicemia é uma complicação frequente, cuja prevalência ocorre em até 38% dos pacientes internados. Tal condição pode ser decorrente do diabetes previamente conhecido, de estresse responsivo a doenças ou tratamentos associados ou devido ao diabetes somente diagnosticado durante a internação. A presença de hiperglicemia nosocomial associa-se ao prolongamento do tempo de internação, ao aumento da demanda de recursos humanos e custos hospitalares e na piora do desfecho clínico. Diante das dificuldades de manejo da hiperglicemia de pacientes internados, as unidades hospitalares, seguindo as recomendações das sociedades e diretrizes internacionais e nacionais que trata da hiperglicemia do paciente internado, têm desenvolvido protocolos de controle glicêmico hospitalar e criado comissões interdisciplinares para tal fim. O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), baseado nas principais diretrizes internacionais e nacionais de tratamento ao diabetes, apresenta o seu protocolo de controle da hiperglicemia numa abordagem multi e interdisciplinar de cuidados ao paciente internado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.