A importância do centro de simulação na Educação Médica
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e72834p1-3Keywords:
Simulação, Educação Médica, EnsinoAbstract
O centro de simulação é um local que reúne infraestrutura e recursos humanos adequados para o ensino baseado em simulação. Surgiu no final do século XX, em decorrência do desenvolvimento tecnológico dos simuladores e da progressão da metodologia de ensino, com necessidade de ambiente de maior realismo.
Nas últimas décadas, as metodologias ativas de ensino ganharam espaço e vêm sendo incorporadas na educação médica. A simulação permite que o aluno desenvolva as competências necessárias em um ambiente seguro e controlado. O centro de simulação é fundamental para uma adequada implementação do ensino baseado em simulação no currículo médico.
Os modernos centros de simulação possuem infraestrutura que conta com salas para treinamento de habilidades, salas para simulação clínica com simuladores de alta fidelidade e local adequado para debriefing. Também devem contar com profissionais técnicos em simulação e docentes capacitados. Dentre os principais desafios para o futuro dos centros de simulação, destacam-se a incorporação de novas tecnologias, o treinamento do corpo docente e a integração multiprofissional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.