Impacto da pandemia na formação prática de residentes de cirurgia geral de hospital terciário em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78646p1-4Keywords:
Pandemias, Cirurgia Geral, Educação MédicaAbstract
Objetivos: Quantificar, através do número de cirurgias majoritariamente indicadas e realizadas pelo serviço de cirurgia geral do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), os efeitos da pandemia na formação de residentes em serviço terciário de Fortaleza. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo utilizando dados obtidos junto à Unidade de sistemas de informação e inteligência de dados e ao Sistema Master do HUWC. Foram utilizados como base para este estudo o número de procedimentos realizados, em regime de urgência ou de forma eletiva: colecistectomias (aberta ou videolaparoscópica) e hernioplastia inguinal (uni ou bilaterais) realizados entre Abril/20 a Junho/21 e período imediatamente anterior à pandemia - Abril/18 a Junho/19. Resultados: Encontramos uma redução de pouco mais de 50% no número absoluto de cirurgias majoritariamente executadas pelo serviço de cirurgia geral. Conclusão: Analisando os dados, podemos ver que houve decréscimo importante do número de procedimentos indicados e realizados pelo serviço de cirurgia geral do HUWC, havendo, pois, menor espaço para prática pelos residentes do serviço. Não sabemos, até o momento, a repercussão que tal déficit trará à atividade profissional dos futuros cirurgiões.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.