População em situação de rua: influência do meio ambiente na saúde e qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e81461p1-7Keywords:
Pessoas em situação de rua, Ecologia humana, Processo saúde-doença, Qualidade de vidaAbstract
Objetivo: Conhecer a influência do meio ambiente na saúde e qualidade de vida da população em situação de rua (PSR). Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado em município do interior do estado de Minas Gerais. Os participantes foram 70 pessoas selecionadas por meio da amostragem acidental e que atenderam aos critérios de inclusão: estar em situação de rua e ter idade igual ou superior a 18 anos. Para a coleta de dados utilizou-se formulário com questões fechadas e abertas, e, para a análise, a estatística descritiva e a construção de nuvens de palavras por meio do software NVivo® versão 12. Resultados: Os achados apontaram influências do meio ambiente na vida dos participantes, destacando-se ar puro, alimentação e água como aspectos positivos, e poluição, desmatamento e lixo como aspectos negativos. A arborização e os ambientes que ofereçam maior proteção e segurança emergiram como fatores importantes para a PSR. Observou-se que a exposição desprotegida ao frio, chuvas e calor pode estar atrelada ao risco de adoecimento. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que diferentes fatores presentes no meio ambiente podem influenciar o processo saúde-doença e a qualidade de vida da PSR.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Medicina da UFC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.