Tempo de exposição à radiação nas osteossínteses com hastes intramedulares nos membros inferiores
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e81568p1-8Keywords:
Fluoroscopia, Duração da Cirurgia, Fixação Intramedular de Fraturas, Fraturas do Fêmur, Fraturas da TíbiaAbstract
Objetivo: Avaliar o tempo de fluoroscopia intraoperatória em osteossínteses com haste intramedular das fraturas diafisárias do fêmur e/ou tíbia. Métodos: Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, através de estudo dos prontuários de pacientes admitidos com fraturas na região diafisária da tíbia e/ou do fêmur e submetidos a tratamento cirúrgico com haste intramedular. Resultados: O tempo médio de fluoroscopia por procedimento foi de 239 ± 157 segundos. A comparação do tempo de fluoroscopia entre tipos de cirurgia indicou a haste retrógrada de fêmur como menor necessidade de imagens fluoroscópicas (p<0,001). Quando o procedimento foi realizado pelo staff o tempo de cirurgia foi mais reduzido (195 ± 43,3 minutos para os residentes e 154 ± 10,8 minutos para os Staffs, p= 0,018). O tempo médio de fluoroscopia por procedimento não houve diferença significativa (p=0,508) em relação a quem fez a cirurgia (Staff ou residente). Conclusão: A fixação com haste retrógrada de fêmur exigiu menos tempo de fluoroscopia em comparação com a haste femoral cefalomedular longa e haste de tíbia. Quando os cirurgiões ortopédicos realizavam a cirurgia obtiveram menor tempo de cirurgia em comparação com os médicos residentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Medicina da UFC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.